Cooperativismo
CPLA participa da solenidade de assinatura de nova portaria do Selo Biocombustível Social
O Selo Biocombustível promove a inclusão socioprodutiva e o cooperativismo, fundamentais para o desenvolvimento sustentável
A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) marcou presença, em Brasília, na solenidade de assinatura da nova portaria do Selo Biocombustível Social. A empresa foi representada pela técnica de campo, a zootecnista Isabela Nemezio. A iniciativa visa fortalecer a participação da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel, cumprindo diretrizes sociais do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).
A medida garante benefícios fiscais e comerciais para fornecedores de biodiesel que adquirirem matéria-prima de agricultores familiares.
Segundo dados do Governo, mais de 58 mil agricultores serão beneficiados inicialmente, com expectativa de ampliação para mais 14 mil famílias até 2025. Este ano, a compra de produtos nessas regiões está estimada em R$ 740 milhões, alcançando R$ 1,6 bilhão a partir do próximo ano.
O Selo Biocombustível Social não apenas incentiva a diversificação das culturas agrícolas, como promove a inclusão socioprodutiva e o cooperativismo, fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
Em 2023, o sistema registrou que a agricultura familiar contribuiu com 2,7 milhões de toneladas de matéria-prima, beneficiando mais de 58 mil famílias através de contratos com empresas certificadas.