Cooperativismo

Unicafes-AL apresenta resultados do Coopera Alagoas durante encontro do Conecoop

O projeto beneficiou vinte cooperativas da agricultura familiar através do termo de fomento pactuado junto ao governo do estado, com investimento na ordem de R$440 mil

Por BCCOM Comunicação 19/06/2024 09h09 - Atualizado em 19/06/2024 13h01
Unicafes-AL apresenta resultados do Coopera Alagoas durante  encontro do Conecoop
Unicafes-AL apresenta resultados do Coopera Alagoas durante encontro do Conecoop - Foto: Assessoria

Dirigentes da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) participaram nesta terça-feira, 18, da audiência do Conselho Estadual do Cooperativismo de Alagoas (Conecoop). O encontro avaliou o andamento das ações voltadas para o segmento, apresentou as demandas do setor como a realização dos eventos como Encontro Estadual do Cooperativismo (Encoopal) e a Programação da Semana Coop. A pauta também foi composta pela chamada pública para a aquisição de gêneros da agricultura familiar para a merenda escolar.

Na oportunidade, a Unicafes-AL apresentou os resultados do projeto Coopera Alagoas, que beneficiou vinte cooperativas da agricultura familiar através do termo de fomento pactuado junto ao governo do estado, com investimento na ordem de R$440 mil. Em sua fase inicial, foram ofertadas formações na área de gestão de cooperativas e cursos, buscando atualizar as marcas para a concretização de um negócio cada vez mais atrativo para as cooperativas e seus agricultores.

A expectativa é que em um novo ciclo o projeto passe atuar com foco comercial voltado na gestão das marcas da agricultura familiar e para a comercialização dos produtos com consultorias mercadológicas e treinamento comercial.

Também faz parte do projeto a promoção dos produtos da agricultura familiar em feiras de negócios e a projeção para setor de alimentos nacional e internacional.Segundo o diretor da Unicafes-AL, Roberto Moura, o objetivo é impulsionar a participação dos itens da agricultura familiar também no mercado privado.

“Um projeto que sem dúvida precisa ter sua continuidade pois foi pensado por ciclos de fortalecimento, inovação e com foco na consolidação da mercadoria da agricultura familiar no mercado privado nacional e internacional. Pudemos apresentar os resultados durante o Conecoop, expondo o diferencial da capacitação técnica implantadas nas cooperativas através do fomento”, explicou disse.

Conecoop

Em seu segundo encontro de 2024, a audiência do Conecoop foi presidente pela secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comercio, Alice Beltrão. Além de tratar sobre os fomentos para as cooperativas da Agricultura Familiar, o Conselho debateu a realização da nova chamada pública, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para aquisição de alimentos da agricultura familiar visando a merenda escolar; e apresentou a programação preliminar do Encontro do Cooperativismo de Alagoas, o ENCOOPAL, que vai acontecer no dia 6 de julho, com evento promovido pela Sedics por meio de sua secretaria executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.