Cooperativismo

Cooperativas da Unicafes-AL participam de lançamento de nova portaria do Selo Biocombustível Social

Representando a agricultura familiar, a Unicafes-AL prestigiou o evento com uma comitiva representando as unidades inseridas no programa

Por BCCOM Comunicação 19/06/2024 13h01
Cooperativas da Unicafes-AL participam de lançamento de nova portaria do Selo Biocombustível Social
Cooperativas da Unicafes-AL participam de lançamento de nova portaria do Selo Biocombustível Social - Foto: Assessoria

O Governo Federal, por meio dos Ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Minas e Energia (MME), lançou nesta terça-feira,18, a nova portaria que reestrutura o Selo Biocombustível Social, com evento realizado em Brasília/DF. Representando a agricultura familiar, União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) prestigiou o evento com uma comitiva representando as unidades inseridas no programa.

A portaria conjunta entre os ministérios cria novas obrigações para a usinas de biodiesel participantes dessa política de incentivo, obrigando pelo menos 10% dos recursos gastos pelas usinas com a manutenção do SBS terão que ter como destino agricultores das regiões Norte, Nordeste e Semiárido. A expectativa é que as novas regras permitam a inclusão de 14 mil famílias dessas regiões no programa já no próximo ano, elevando para o total de 31 mil famílias atendidas.

A presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, participou da solenidade de assinatura da portaria. Ela enfatizou que a portaria condicionar vai promover inclusão produtivas nas regiões.“Um reconhecimento a vocação da agricultura familiar e toda sua aptidão dentre as matérias-primas voltadas ao biodiesel, onde temos uma diversidade de gêneros que podem atender e nos dá mais incentivos e sustentabilidade na atividade”, disse Maria José Alves.

Durante a cerimônia, que conto com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e representantes das unidades produtoras dos biocombustíveis, foram assinados contratos entre as usinas de biodiesel e cooperativas da agricultura familiar.