Cooperativismo

Cooperativas financeiras se destacam em ranking do BNDES

O cooperativismo de crédito tem se firmado como um dos pilares da economia brasileira

Por MundoCoop 02/07/2024 08h08
Cooperativas financeiras se destacam em ranking do BNDES
Cooperativas financeiras se destacam em ranking do BNDES - Foto: Reprodução

O cooperativismo de crédito tem se firmado como um dos pilares da economia brasileira, e mais uma vez o Reconhecimento para Agentes Financeiros Destaque 2023, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em São Paulo (SP), destacou o papel essencial que essas instituições possuem na promoção da democratização do mercado financeiro.

O BNDES completou 72 anos em 2024 e atua com mais 80 instituições parceiras. “Temos uma necessidade enorme de crédito no país e só vamos conseguir ser efetivos com essas parcerias. Juntamos a boa técnica das instituições financeiras a uma política pública eficiente”, ressaltou Marcelo Porteiro, superintendente da Área de Operações e Canais Digitais (Adig) do BNDES.

Na premiação, realizada no final de junho, cooperativas dos principais sistemas de crédito do país, foram destaque pelos resultados alcançados no ano passado.

Na premiação para a categoria Clientes Apoiados pelo BNDES, que reconhece os maiores operadores em número de contratos firmados, a Central Cresol Baser e a Cresol Central Brasil conquistaram o 2º e o 3° lugar, respectivamente. Somadas, as operações das três centrais da Cresol (Baser, Brasil e Sicoper) detêm o primeiro lugar em contratos no ano passado, aproximando-se dos 100 mil, com recursos que ultrapassaram R$ 5,4 bilhões.

O presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, destacou a histórica parceria entre as instituições: “A Cresol completou 29 anos nesta semana e a parceria com o BNDES completa 25, e isso com certeza reflete positivamente na nossa base social que busca o crédito para o seu desenvolvimento”. Para o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, o reconhecimento representa a consistência do Sistema Cresol. “Estarmos novamente participando desse prêmio representa a consistência e a força do trabalho da Cresol, buscando as melhores soluções junto a parceiros excepcionais, como o BNDES”.

Já o Sicredi, que conta com mais de 8 milhões de cooperados, foi reconhecido em 6 das 10 categorias: 1º lugar em “Clientes Apoiados pelo BNDES” e “Valor Operado Geral”, 2º lugar em “BNDES Crédito Rural” e 3º lugar em “Canal MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas)”, “FGI/PEAC (Programa Emergencial de Acesso a Crédito com garantia do Fundo Garantidor para Investimentos)” e “Atendimento ao Cliente”.

Na categoria “Valor Operado Geral”, o Sicredi foi premiado como o agente financeiro com o maior volume de recursos operado com linhas e produtos de repasse do BNDES. Até maio deste ano, o saldo da carteira de crédito do Sicredi com recursos do BNDES contabilizou R$ 23,9 bilhões distribuídos em mais de 186 mil operações, sendo mais de 131 mil operações apoiando a agricultura familiar.

O destaque na categoria de “Atendimento ao Cliente” reforça a dedicação do Sicredi em conhecer de perto e valorizar as histórias de cada um dos seus associados e de toda a região onde atua, criando relacionamentos de confiança que promovem o desenvolvimento e geram prosperidade.

“Essa aliança com o BNDES tem sido fundamental para promover o desenvolvimento econômico e social de nossas comunidades e associados. Nosso objetivo é direcionar recursos financeiros para impulsionar financiamentos que beneficiem os associados e apoiem a economia das localidades onde o Sicredi atua para construir um futuro mais próspero”, destacou Gustavo Freitas, diretor de Negócios, Crédito e Produtos do Sicredi.

Cooperativismo é destaque entre agentes do BNDES


Diante das mudanças de perfil do brasileiro e o comportamento financeiro dos pequenos e médios negócios, as cooperativas de crédito tem sido grandes agentes de apoio no oferecimento de crédito. Através de linhas especiais, o setor está presente nos mais diversos contextos, trazendo condições que destacam diante da oferta encontrada no mercado financeiro tradicional, através dos grandes bancos.

Com esse protagonismo, a parceria entre o BNDES tem dado grandes frutos, e as cooperativas estão ampliando os repasses do BNDES e consequentemente, aumentando sua carteira de crédito, tornando-a mais sólida e competitiva no mercado financeiro. A MundoCoop traz na Revista MundoCoop uma reportagem especial sobre esses repasses.