Cooperativismo
Encontro aproxima cooperativas e grandes compradores em Alagoas
Cooperativas participantes foram selecionadas através do fornecimento dos alimentos mais populares e comuns para os compradores
Foi iniciado na manhã desta segunda-feira (15) o Encontro de Negócios do Cooperativismo da Agricultura Familiar, no SebraeLab, em Maceió. O evento marca a consolidação do setor como um dos principais setores econômicos e sociais do estado.
O encontro reúne dez cooperativas que fornecem os produtos que compõem o quadro alimentar que compõe o cardápio dos principais compradores de alimentos para órgãos do estado, como representantes do sistema prisional, da saúde, de hospitais e UPAs, unidades socioeducativas e os restaurantes populares.
O critério para a seleção das cooperativas participantes do encontro foi o fornecimento dos alimentos mais populares e comuns para os compradores.
A atividade é uma iniciativa do governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas, e do próprio Sebrae.
Para o secretário de cooperativismo do estado de Alagoas, Adalberon Sá, o encontro é uma oportunidade para que as cooperativas participantes possam fazer negócios.
"O governo do Estado tem sido o primeiro a fomentar as cooperativas de agricultura familiar comprando, por exemplo, para merenda escolar. Aqui nós estamos reunindo as empresas que compram alimentos para fornecer refeições prontas para o sistema prisional, para o sistema educativo, para os hospitais e UPAs e também para os restaurantes populares", explica o secretário.
Ainda segundo ele, esse tipo de ação é de extrema importância pois permite que as cooperativas acessem novos mercados e conquistem novos produtos.
"A participação aumenta o seu network e dá novas oportunidades de mercado para as cooperativas. Nós temos sempre a parceria da Unicafes, que representa as cooperativas da agricultura familiar e que está sempre ajudando a articular as secretarias, conhecendo parceiros, inclusive, fomentando novas experiências do cooperativismo para melhorar as marcas dos produtos e diversificar a produção das cooperativas", afirma Adalberon.
*Estagiárias sob supervisão