Cooperativismo

UBL da CPLA comemora dois anos com novos produtos

A primeira fábrica da agricultura familiar de Alagoas e do Nordeste voltada ao segmento do leite marca a data com um leque de produtos que chegam à mesa dos alagoanos e do mercado

Por Bccom Comunicação 06/08/2024 14h02
UBL da CPLA comemora dois anos com novos produtos
UBL da CPLA - Foto: Reprodução

A Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) comemora dois anos de funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), localizada em Batalha, município da bacia leiteira do estado. A primeira fábrica da agricultura familiar de Alagoas e do Nordeste voltada ao segmento do leite marca a data com um leque de produtos que chegam à mesa dos alagoanos e do mercado regional, a exemplo do leite pasteurizado, leite em pó e manteiga nas versões de 200 e de 500 gramas.

“Foi um projeto que começou há quase 14 anos e que teve início com pequenos produtores. Visitamos várias cooperativas com nossos diretores e parceiros. Com isso, conseguimos definir um projeto que traçou um caminho voltado para o agricultor familiar. Todo o nosso pensamento foi como trazer estabilidade para este segmento e o setor produtivo, principalmente o do leite”, afirmou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, lembrando q a unidade, em sua plenitude, tem capacidade de absorver 400 mil litros de leite/dia.

A UBL entrou em operação em junho de 2022 com a fábrica de leite pasteurizado, fornecendo o produto ao Programa do Leite, entrando em operação meses depois a planta de secagem de leite em pó.

“O leite em pó foi muito importante. Ele conseguiu dar uma maior estabilidade para a CPLA. Já absorvermos mais de 100 mil litros de leite por dia. Isso é muito importante para que a cooperativa que começa a competir com grandes indústrias nacionais que atuam na área de leite em pó”, reforçou Monteiro.

Segundo o diretor da CPLA, apesar os desafios, a cooperativa celebra as conquistas alcançadas. “Estamos prosperando, gerando postos de trabalho e renda para Alagoas. Temos na UBL mais de 130 empregos diretos. Para nós, é um momento de grande realização em meio a um processo onde podemos fazer muito mais. O cooperativismo está em evidência e está produzindo de forma coletiva, fomentando essa distribuição social que é tão merecida para a nossa região”, destacou.

Monteiro reforçou ainda que a cooperativa já atua nos mercados de Pernambuco, Bahia e está em negociação para a Paraíba. “Já existem compradores paraibanos que também já estão interessados em adquirir nossos produtos em fazer nossa marca”, ressaltou ele, lembrando que a planta da fábrica de leite em pó tem capacidade de receber 220 mil litros de leite dia e, atualmente, já operação com o recebimento de 100 mil litros/dia.

“A tendência da CPLA é crescer para que novos cooperados possam fazer parte desse projeto, ampliando ainda mais nossa captação e produção. A aceitação do nosso leite é muito grande. Nossa intenção para 2024 é colocar na linha de produção leite condensado, bebida láctea e linha de bandeja e a queijaria”, finalizou o presidente da CPLA.