Cooperativismo
AL sedia oficina do PAA Leite com MDS
Encontro contou com a participação de representantes dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais
Alagoas foi palco da I Oficina de Trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade PAA Leite em 2024. O encontro, que teve a finalidade de promover uma avaliação e alinhamento da execução do programa, foi organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com apoio e realização da Secretaria de Estado da Agricultura. A programação do evento contou com reuniões técnicas e visita a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), no município de Batalha, além da comunidade Cachoeira, em Poço das Trincheiras.
“A CPLA faz parte da história do Programa do Leite. Nós começamos com ele. Organizamos a nossa cadeia produtiva e os nossos cooperados por meio de uma política pública feita pelo Programa do Leite, que é o PAA Leite. A gente ficou contente de receber toda essa comitiva que esteve, hoje, aqui na UBL, com representantes de todo o Nordeste, para mostrar a transformação que ocorreu no campo através do cooperativismo e do associativismo. Vivemos um momento de consolidação que a CPLA está fazendo com o leite em pó”, declarou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.
O encontro, que recebeu ainda reuniões em Maceió, contou com a participação de representantes dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais para deliberar sobre a melhor eficácia da gestão dos convênios firmados com o MDS.
“Estivemos em Alagoas reunindo todos os nossos gestores do PAA para que pudéssemos ter a oportunidade de pactuar todo o processo e execução do programa. Vimos de perto a realidade do agricultor familiar. Ficamos impressionados pela qualidade do animal que encontramos com uma produção superior a 20 litros de leite por dia, além da capacidade de 2.500 litros de leite/dia que faz parte do conjunto da CPLA. Por isso, o governo federal apoia iniciativas como essas“, afirmou Raimundo Nonato, representante do MDS.
Em Alagoas, a execução do PAA Leite beneficia mais de 3.200 produtores da agricultura familiar, com a compra de um milhão de litros de leite por mês, que são distribuídos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
“A partir do PAA Leite em Alagoas a gente começa a ter uma organização coletiva dos pequenos agricultores, fortalecendo o segmento e organiza a produção, além de promover o escoamento necessário. Foi feita uma visita técnica para conhecer a CPLA, que foi criada a partir do PAA Leite e que, hoje, expande a produção para outros estados“, declaro Ronaldo Targino, secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri-AL.
Visita
A programação da oficina foi distribuída em dois dias. Na terça-feira (6), a visita técnica percorreu as instalações da UBL, o equipamento é o único laticínio da agricultura familiar do Norte e Nordeste que possui uma secadora de leite. Já na quarta-feira (07), a reunião de trabalho com os gestores do convênio foi realizada em Maceió, no Hotel Jatiúca.