Cooperativismo
Pindorama aposta em safra açucareira para o ciclo 24/25
A usina entra em operação com a expectativa de processar 5% a mais da quantidade de cana beneficiada no ciclo passado
Uma das primeiras unidades do setor sucroenergético a iniciar a moagem da cana em Alagoas, a Cooperativa Pindorama informou que estará dando o pontapé para a safra 24/25 no próximo dia 26 de agosto. No mesmo dia, será realizada a celebração religiosa que marca o início da moagem.
De acordo com o presidente da cooperativa, localizada no litoral sul do estado, Klécio Santos, a usina entra em operação com a expectativa de processar 5% a mais da quantidade de cana beneficiada no ciclo passado.
“Trabalhamos com a previsão de crescimento, mas podemos repetir a quantidade de cana esmagada na safra anterior. Neste cenário, a moagem pode ser 5% maior ou até mesmo menor”, destacou Santos.
Segundo o presidente de Pindorama, a safra deverá ser mais açucareira na cooperativa. “Antes, a gente destinava 55% da cana colhida para a produção de açúcar. Neste novo ciclo, serão 80%. Vamos ter mais açúcar produzido”, reforçou.
Klécio Santos destacou ainda que, apesar de a safra ter uma maior quantidade de açúcar produzido, o volume de etanol não será reduzido, sendo ampliada a produção em relação à safra passada.
“Para isso, vamos aumentar a produção de etanol de milho. Teremos 30 milhões de litros do biocombustível produzido de cana e 30 milhões de litros a partir do grão”, afirmou.
Passada
A safra 23/24, a usina Pindorama teve uma moagem que perdurou por 180 dias, resultando no processamento de mais de 1 milhão de toneladas de cana, além de ter produzido 50.200 toneladas de açúcar e 45,3 milhões de litros de etanol.