Cooperativismo

Pindorama se prepara para a colheita de arroz de sequeiro em Igreja Nova

Expectativa é que sejam obtidas de três a quatro toneladas de arroz por hectare

Por BCCOM Comunicação 28/08/2024 17h05
Pindorama se prepara para a colheita de arroz de sequeiro em Igreja Nova
A expectativa é que sejam obtidas de três a quatro toneladas de arroz por hectare - Foto: Assessoria

A Cooperativa Pindorama realizará, na próxima semana, no dia 5 de setembro, a primeira colheita da safra de arroz de sequeiro plantado em uma área de dez hectares no município de Igreja Nova, onde a empresa tem uma unidade de beneficiamento do grão. A expectativa é que sejam obtidas de três a quatro toneladas de arroz por hectare.

“Vamos fazer a colheita dessa área, que serviu de experimento, para mostrar que é possível usar o tabuleiro para produzir esse grão que é tão necessário para a mesa das pessoas e que quase todo ele vem do sul do país. Junto com a Embrapa, buscamos variedades mais precoces e que tivessem uma boa adaptação ao sequeiro”, afirmou o presidente da Pindorama, Klécio Santos.

“O vale do São Francisco tem um período de plantio e depois ele para, estaciona, e a gente fica com essa lacuna aberta que pode ser preenchida com o cultivo do arroz de sequeiro”, destacou o diretor da cooperativa.

Segundo Santos, com esse projeto, a cooperativa espera que o estado possa enxergar a oportunidade para a ocupação dos espaços que ficam por um determinado período do ano vazios.

“Queremos fazer um dia de campo para que possamos mostrar os resultados e dizer que é possível produzir nessas áreas. Por ser o primeiro ano, estamos aprendendo muita coisa e fazendo os ajustes necessários. Pindorama pensa de forma coletiva”, finalizou Santos.