Cooperativismo
Algás visita CPLA e discute projeto energético para o Sertão de Alagoas
Distribuidora de gás natural alagoana visita a cooperativa e conversa com o presidente Aldemar Monteiro
A diretoria da Companhia Alagoana de Gás (Algás) foi até o município de Batalha, no Sertão de Alagoas para visitar um dos maiores expoentes do crescimento agroindustrial de Alagoas, a Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).
A pauta do encontro foi o desenvolvimento de um estudo de viabilidade para expandir a distribuição de gás natural até o Sertão com o objetivo de fomentar a economia e a geração energética. De acordo com o diretor-presidente da Algás, Ediberto Omena, a iniciativa foi uma solicitação do governador Paulo Dantas (MDB).
O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, explicou que o projeto prevê o fornecimento inicial de gás comprimido, transportado por tubos, com a criação de uma base em Batalha. Posteriormente, será construído um duto definitivo para facilitar o abastecimento.
"O gás será utilizado principalmente para a geração de vapor nas caldeiras, o que nos ajudará a ter uma nova fonte de energia, além da que já usamos", afirmou Monteiro. Ele ressaltou que o gás natural traria maior segurança energética para diversificar as fontes, embora o impacto econômico ainda precise ser analisado.
Além da CPLA, outras indústrias da região, como a Natville e a Leite Batalha, serão beneficiadas com a chegada do gás natural.