Cooperativismo
CPLA pede ao MDA normatização do fundo de aval para que cooperativas possam acessar o Plano Safra
O presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, solicitou ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, durante agenda e Alagoas para o a solenidade de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 24/25, a efetivação do fundo de aval para que as cooperativas possam ter acesso aos recursos do plano.
“As cooperativas têm interesse em ter acesso ao Plano Safra, mas não estamos conseguindo. Falta, na verdade, estabelecer e normatizar a questão do fundo de aval. Procuramos os bancos oficiais e eles não tinham conhecimento sobre essa medida”, afirmou Monteiro, lembrando que no lançamento do Plano Safra foram anunciados o Fundo Garantidor de Operações; Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas FAMPE/Sebrae e o Fundo Garantidor para investimentos.
De acordo com o presidente da CPLA, com a normatização, que daria acesso aos recursos, as cooperativas da região Nordeste poderão alavancar o crescimento, tendo mais oportunidades de conquistar novos mercados.
“Mas, neste cenário, a gente parabeniza o MDA, em especial o ministro Paulo Teixeira, por essa iniciativa importante de ampliação do Plano Safra da Agricultura Familiar que vai contribuir com a melhoria da renda dos nossos produtores no campo”, destacou Monteiro.