Cooperativismo

Unicafes-AL participa de intercâmbio da Contag e leva experiências do cooperativismo da agricultura familiar

Durante o intercâmbio, as cooperativas alagoanas compartilharam suas experiências de organização produtiva e inserção nos mercados

Por BCCOM Comunicação 06/09/2024 16h04
Unicafes-AL  participa de intercâmbio da Contag e leva experiências do cooperativismo da agricultura familiar
O intercâmbio contribui para consolidar os produtos da agricultura familiar nos mercados - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) participou do Intercâmbio de Experiências sobre Organização da Produção e Acesso aos Mercados – Nordeste, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). O evento foi realizado na quarta-feira, 4, na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetag-AL), em Maceió, e contou com a presença do diretor financeiro da Unicafe-AL,Roberto Moura. A presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, acompanhou a programação de visitas do intercâmbio nesta quinta-feira, 5, em Piaçabuçu, na Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaíba).

Durante o intercâmbio, as cooperativas alagoanas compartilharam suas experiências de organização produtiva e inserção nos mercados, tanto públicos quanto privados, durante as visitas as unidades situadas em Matriz de Camaragibe e em Piaçabuçu, respectivamente.

Segundo Roberto Moura, o intercâmbio contribui para consolidar os produtos da agricultura familiar nos mercados e incentivou a adequação dos pequenos produtores ao setor privado. "Participamos deste evento com muito entusiasmo, pois também reforçou a importância do cooperativismo para a organização da agricultura familiar. A Unicafes tem como prioridade o resgate da produção cooperativa, sempre com foco na sustentabilidade e inovação", destacou o dirigente, que também preside a Cooperativa Coobapi.

Moura enfatizou o trabalho contínuo pela consolidação das cadeias produtivas em Alagoas. "Temos experiências muito valiosas em todas as regiões do estado, com o objetivo comum de dinamizar a renda dos produtores e diversificar as culturas. Já temos avanços concretos, como a inserção dos produtos da agricultura familiar, como o arroz produzido em Alagoas, na merenda escolar. Este intercâmbio é fundamental para trocar experiências e fortalecer ainda mais a organização produtiva", completou.

O intercâmbio promovido pela CONTAG visa visitar organizações associativas e cooperativas em diversos estados do Nordeste, oportunizando a troca de experiências entre agricultores familiares, dirigentes sindicais e cooperativistas. O secretário de Política Agrícola da CONTAG, Arnaldo Brito, ressaltou a importância de agregar valor à produção e à comercialização.

“Estamos buscando as melhores práticas e soluções para superar os desafios de acesso ao mercado, visando sempre a criação de produtos de qualidade que cheguem à mesa do consumidor", afirmou.
O evento reuniu 42 participantes, incluindo agricultores familiares, dirigentes das federações e equipe da CONTAG, com o propósito de disseminar as melhores práticas e modelos de comercialização para fortalecer a agricultura familiar no Nordeste.