Cooperativismo
Com Café do Cooperativismo, Unicafes-AL evidencia impacto das ações na agricultura familiar
O evento reuniu 40 cooperativas e foi marcado pela apresentação de projetos importantes para o setor
A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (UNICAFES-AL) destacou as principais pautas do cooperativismo da agricultura familiar durante o Café do Cooperativismo, realizado no sábado, 14 de setembro, na 41ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha. O evento reuniu 40 cooperativas e foi marcado pela apresentação de projetos importantes para o setor, com a participação da diretora do Diretora de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Vivian Libório, que trouxe informações sobre a nova portaria do Selo Biocombustível Social.
Entre as presenças de destaque, estiveram o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Alagoas, Jorge Marques, e os secretários executivos Adalberon Sá Júnior (Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária) e Ronaldo Targino (Agricultura Familiar). O evento teve como objetivo dinamizar o setor, trazendo iniciativas como o lançamento do projeto "Coop do Futuro", fruto de uma emenda parlamentar do senador Renan Calheiros, que busca impulsionar a modernização das cooperativas.
Durante o café, também foi lançado o PEC-SOL (Programa de Educação Cooperativista Solidária), apresentado por Fernando Barbosa, diretor de Juventude da Unicafes Nacional. O programa está em sua quinta edição no Brasil e na terceira em Alagoas, com o intuito de fortalecer a formação e capacitação no setor cooperativista.
Maria José Alves, presidente da UNICAFES Alagoas, destacou a relevância de promover o debate sobre cooperativismo no sertão. "O Café do Cooperativismo é um espaço rico em ideias e na prospecção de boas iniciativas para o setor. Tivemos debates importantes, incluindo a interlocução com o parlamento e o poder público, pautas extremamente necessárias para destravar processos de melhorias na gestão das cooperativas da agricultura familiar", afirmou Maria José.
Vivian Libório, que veio de Brasília especialmente para o evento, ressaltou a importância da nova portaria do Selo Biocombustível Social. A diretora do SAF/MDA também prestigiou os agricultores familiares da Expo Bacia Leiteira, no Parque Mair Amaral. Ela qualificou como experiência positiva no estado.
“O Novo Delo amplia as oportunidades para a agricultura familiar integrar o processo produtivo do setor de biocombustíveis, promovendo uma maior inserção das cooperativas como fornecedoras de alimentos saudáveis. Além disso, é presciso destacar a centralidade das cooperativas no fortalecimento da agroecologia e da produção sustentável”, afirmou Vívian.
A executiva da UNICAFES Alagoas, Dalva Lopes, também apresentou o programa "Mais Gestão", que visa qualificar as cooperativas da agricultura familiar para que possam atuar de maneira mais eficiente e sustentável.
O Café do Cooperativismo, realizado no Parque Mair Amaral, em Batalha, tem se consolidado como uma das principais atividades da Expo Bacia Leiteira, promovendo a troca de experiências e a construção de estratégias para o futuro do cooperativismo em Alagoas.