Cooperativismo
Mais de 40 cooperativas estão entre as Maiores Empresas do Brasil
Utilizando-se de vários critérios, o Valor 1000 traça um panorama completo do cenário de negócios do Brasil
Os resultados consolidados e o ranking final das empresas que compõem o Valor 1000 foram divulgados hoje. Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Serasa Experian, a 24ª edição do Valor 1000 analisa 27 setores não financeiros da economia brasileira, as 1000 maiores empresas do país, as 50 maiores por região e oferece um panorama completo do setor financeiro, que inclui a classificação dos 100 maiores.
Utilizando-se de vários critérios, o Valor 1000 traça um panorama completo do cenário de negócios do Brasil. E há anos, as cooperativas possuem um amplo destaque no levantamento. Ao longo das suas edições, o Estudo ainda desenvolveu e adotou novas métricas, incluindo a mensuração de práticas ESG, que ganharam grande importância e impacto nos resultados econômicos das principais empresas e negócios do país.
Neste ano, mais de 40 cooperativas se destacaram. Entre elas, a Coamo e a C.Vale, que ocupam as posições 47 e 59, respectivamente. Logo em seguida, em 60º lugar, está a Lar, uma das maiores cooperativas agropecuárias do país.
Confira a seguir a lista de cooperativas entre as 1000 maiores empresas do país:
Coamo
C. Vale
Lar
Aurora
Comigo
Cocamar
Copacol
Cooperalfa
Cooperativa integrada
Coopercitrus
Cooxupé
Coasul
Copasul
Frimesa
Cotrijal
Coopavel
Cocari
Copercana
Copercampos
Capal
Copérdia
Coagril
Copagril
Coop
Holambra
Cotripal
Coopertradição
Cocatrel
Coonagro
Cocapec
Primato
Expocaccer
Cotricampo
Cotrisul
Coagru
Coopercarga
Cotrisel
Coplana
Coopama
Confira aqui o ranking completo.
Maiores bancos
Avaliando diversos setores, o cooperativismo de crédito se destacou no ranking de “100 Maiores Bancos”. O Sicredi, um dos maiores sistemas de crédito cooperativo, conquistou o sétimo lugar. Além disso, também se destacou em outras 9 categorias do guia, que considera o balanço combinado do Sistema. Entre os destaques, ocupou a 6ª colocação entre os 20 maiores em Operações de Crédito e em Depósitos Totais, e o 7º lugar entre os 20 maiores em Receita de Intermediação, melhor Resultado Operacional sem Equivalência Patrimonial e os mais Rentáveis sobre o Patrimônio Médio, entre os grandes.
Em oitavo lugar, figura o Sicoob, que possui uma das maiores redes de atendimento físico do país. A instituição possui, segundo o levantamento, mais de R$237 milhões em ativos, e R$140 milhões em operações de crédito. Com grande presença no Brasil, o Sicoob é um dos principais apoiadores do setor agro e ainda, das micro e pequenas empresas.