Cooperativismo

Cooperativas compartilham variedade de amendoim em Dia de Campo

A programação do evento compartilhou in loco a experiência de sucesso do plantio e da colheita, com visita técnica à propriedade e uma avaliação sobre a caracterização de teor mais oleico apresentado pela variedade

Por Bccom Comunicação 24/09/2024 09h09 - Atualizado em 24/09/2024 09h09
Cooperativas compartilham variedade de amendoim em Dia de Campo
Cooperativas compartilham variedade de amendoim em Dia de Campo - Foto: Assessoria

Com potencial para a produção industrial de alimentos, o amendoim tipo Runner já é realidade na agricultura familiar de Alagoas. A variedade foi apresentada ao cooperativismo da agricultura familiar após um fase de testes implementado pelas cooperativas Cooperativa Agro Pecuaria E Industrial De Arapiracal (Capial) e Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), em Arapiraca, durante o 1º Dia de Campo do Amendoim Runner, na sexta-feiram,20. O evento, que contou com a participação de 13 cooperativas de Alagoas, além de representantes do setor em Pernambuco, contou com a participação dos diretores da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), que é parceira n o fornecimento de sementes do amendoim runner para as cooperativas.

A programação do evento compartilhou in loco a experiência de sucesso do plantio e da colheita, com visita técnica à propriedade e uma avaliação sobre a caracterização de teor mais oleico apresentado pela variedade. O evento ainda destacou a importância do manejo hídrico e da assistência técnica especializada para a cultura do amendoim Runner, com palestras “Manejo de Irrigação para o amendoim” proferida pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Márcio Aurélio.

Francisco Souza, presidente da Capial, comentou sobre os resultados promissores: “Após quase 150 dias de safra, a colheita parcial mostrou uma variedade altamente produtiva, com facilidade no plantio e na colheita. Atualmente, 50 agricultores estão plantando em pequenas áreas, e isso pode beneficiar toda a região de Arapiraca e o estado de Alagoas”, afirmou.

O programa de incentivo à produção do amendoim implementado pelas Cooperativas Capial e Cooperal também conta com a colaboração do Senar-AL e da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Com a nova cultura do amendoim consolidada na agricultura familiar, as cooperativas ganham mais alternativa para o escoamento de matéria-prima ao programa Selo Biocombustível Social, promovendo inovação na agricultura familiar

Ieda Barros, diretora da Cooperal, destacou as qualidades do amendoim colhido.“Pudemos ver uma colheita do amendoim tranquila, atingindo o objetivo, com rendimento total do planejamento. Identificamos frutos bem definidos, dentro da padronização e com uma genética mais assertiva e produtiva. Sem dúvida uma evolução de 100% em relação ao tipo do amendoim que é plantado tipicamente na nossa região, que é o amendoim tatu. Ao mesmo tempo, pudemos avaliar o plantio em consórcio, que confirma a possibilidade de uma nova fonte de renda com grande potencial de mercado”, afirmou Ieda Barros.

Ainda durante o evento, a palestra Soluções inovadores para a agricultura familiar através da micro mecanização, com Joelcio Carvalho da empresa Live Farm, apresentou a mecanização da atividade agrícola e o projeto de aquisição de máquinas de plantio e colheita que será desenvolvido pela Unicafes-AL .

De acordo com a presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, a parceria para aquisição de máquinas implicará em mais produtividade. “Estamos implementando um projeto para aquisição de máquinas, que trará agilidade ao processo produtivo. O projeto do amendoim abrirá novas oportunidades e aumentará a renda dos agricultores. O 1º Dia de Campo do Amendoim Runner reafirma o compromisso das cooperativas com a inovação e a sustentabilidade na agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento econômico da região”, assegurou Maria José.