Cooperativismo

DICC 2024 celebra ‘Um mundo através do financiamento cooperativo’

Ontem (17), foi celebrado o 76º Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Por MundoCoop 18/10/2024 10h10
DICC 2024 celebra ‘Um mundo através do financiamento cooperativo’
Um mundo através do financiamento cooperativo: Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito celebra consolidação do setor - Foto: Reprodução

Impactando milhões de pessoas no Brasil e no mundo, o cooperativismo de crédito tem se consolidado como um dos pilares para a justiça social e financeira. E ontem, dia 17 de outubro, a celebração do 76º Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito em que chama as pessoas a refletir sobre o papel do setor na promoção da igualdade financeira, através do tema Um mundo através do financiamento cooperativo.

Celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, este dia serve como um momento para celebrar os princípios cooperativos, promover a inclusão financeira e destacar o papel fundamental dessas instituições no desenvolvimento econômico e social. O DICC 2024 convida a olhar para além dos números e enxergar as histórias por trás de cada decisão financeira. Histórias de vidas transformadas, de comunidades que se fortalecem e de sonhos que se realizam. E as cooperativas, tem papel fundamental na construção desse setor que movimenta a economia e garante um futuro mais próspero para milhares de famílias.

“A força do cooperativismo de crédito vai muito além dos números e dos resultados financeiros. Essas cooperativas geram impacto real na vida das pessoas, criam oportunidades e mudam a realidade das comunidades onde estão presentes. A atuação delas une as pessoas em torno de propósitos coletivos e permite um desenvolvimento sustentável que se reflete no todo a sua volta”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacando o papel do setor e a importância do setor.

Cooperativismo de crédito no Brasil


O Ramo Crédito tem sido um importante agente da inclusão financeira. E nos últimos anos, consolidou o seu papel como pilar de uma nova economia, pautada pelo propósito. No Brasil, são quase 18 milhões de cooperados, distribuídos por todos os estados do país. Segundo dados da nova edição do AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, o ramo possui hoje 700 cooperativas, gerando mais de 112 mil empregos diretos.

Atualmente, as cooperativas estão presentes em mais da metade dos municípios brasileiros. Dados coletados pelo BC indicam que, em dezembro de 2023, o cooperativismo de crédito estava presente com pelo menos uma sede ou posto de atendimento cooperativo em 3.177 municípios no país, com acréscimo de 97 municípios atendidos em relação ao ano anterior.

Com tamanho impacto, o cooperativismo de crédito no Brasil tem ganhado cada vez mais espaço. Hoje, dois dos maiores sistemas – Sicredi e Sicoob – figuram na lista das 10 maiores instituições financeiras do país; ficando ao lado de novos players e antigos bancos tradicionais.

O trabalho, realizado por milhares de colaboradores ao redor do país e celebrado por milhares de brasileiros, associados ou não, reflete em um setor que movimenta milhões na economia, trazendo os mais diversos serviços e melhores oportunidades para cada momento da vida, de cada cooperado.

No Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – WOCCU), os sistemas brasileiros de crédito cooperativo estão representados como membros ativos da maior entidade do cooperativismo financeiro mundial. Entre eles, a Cresol, adicionada em março deste ano.

“A nossa evolução dentro do WOCCU acompanha também a evolução do Sistema Cresol, nosso crescimento, o fortalecimento da marca, nossa presença cada vez mais ativa nas comunidades e as nossas relações estratégicas, que se ampliam cada vez mais. É, seguramente, um momento ímpar que o Sistema Cresol vive com essa conquista”, afirmou Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, na época da associação.

Além da Cresol, Sicredi e Sicoob são membros da entidade. O Sicoob juntou-se à WOCCU no ano passado, sob a sua categoria de Membro Associado, que está agora aberta a associações cooperativas nacionais em países onde já existe um Membro Direto da WOCCU. “A aprovação do Sicoob como Membro Associado da WOCCU é motivo de grande satisfação, pois não só evidencia o compromisso da nossa instituição com os princípios do cooperativismo financeiro, como também confirma a importância do tema à escala global”, afirmou Marco Aurélio Almada, CEO do Sicoob à época do anúncio.

Já o Sicredi, que possui mais de 8 milhões de associados, é membro há duas décadas, e foi peça chave na defesa de uma maior inclusão através da abertura da adesão à WOCCU a mais de uma associação nacional por país, mesmo que isso significasse acolher uma das suas concorrentes. “O apoio do Sicredi à adesão de novos sistemas é um sinal muito claro de intercooperação global em favor de um mundo melhor voltado para o desenvolvimento de comunidades mais pacíficas – seguindo o lema de pessoas ajudando pessoas”, disse Manfred Dasenbrock, Diretor do Conselho da WOCCU que também atua como presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ (Curitiba, Brasil) e conselheiro do Sicredi.

Cooperativismo financeiro no mundo


O Relatório Estatístico de 2023
do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) mostra que o número de associados ao movimento global de cooperativas de crédito ultrapassou 411 milhões, enquanto os ativos ultrapassaram US$ 3,7 trilhões no ano passado.

Em 31 de dezembro de 2023, havia 411.008.249 associados de cooperativas de crédito em 104 países.

O novo número de associados representa um aumento de 2% em relação a 2022. Embora o crescimento de associados tenha sido modesto em todos os continentes, vários países ainda viram um crescimento substancial de associados, com destaque para a Dominica (+33%), Nepal (+18%) e Brasil (12%).

“O Brasil tem visto um crescimento consistente em associados ano a ano. Sabemos que na Sicredi, nossa organização de associados diretos, isso se deve em grande parte às eficiências e à inclusão possibilitadas por seu modelo de serviço compartilhado”, disse Thomas Belekevich, Diretor de Serviços aos Membros da WOCCU. “No caso de Dominica, o crescimento de seus associados é o resultado de uma maior participação das comunidades da diáspora do país e de mais pessoas abrindo contas em mais de uma cooperativa de crédito. Adoramos ver as diferentes maneiras como nossos países membros estão inovando para crescer.”

Os ativos globais de cooperativas de crédito aumentaram 4% em 2023, mas mais que dobraram na última década também. Ásia e América Latina tiveram o maior crescimento, já que os ativos de cooperativas de crédito mais que triplicaram nessas regiões nos últimos 10 anos.

“Avançando, os esforços continuarão a fortalecer as metodologias de captura de dados em vários países da África, onde prevemos um crescimento significativo na adesão nos próximos anos. A WOCCU também continuará a trabalhar para garantir que as cooperativas de crédito estejam melhorando as condições para alcançar populações mais vulneráveis ​​no futuro, enquanto nos esforçamos para alcançar um bilhão de membros, com metade deles mulheres”, disse Belekevich.

As cooperativas de crédito desempenham um papel crucial na promoção da inclusão financeira, oferecendo serviços financeiros a pessoas e comunidades que, muitas vezes, são excluídas do sistema financeiro tradicional.

Para isso, o DICC 2024 sublinha a capacidade única dessas instituições de transformar a vida de milhões de pessoas, promovendo a inclusão financeira e gerando prosperidade em suas comunidades. O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é uma oportunidade para celebrar a força da união das pessoas que acreditam nesse modelo que, desempenha um papel fundamental na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável, há mais de dois séculos.