Cooperativismo
Nova sede da Cooperativa dos Artesãos da Barra Nova será lançada nesta terça-feira (22)
Anúncio ocorrerá na Cerimônia de Abertura do 65º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto
Um dos maiores eventos técnicos sobre concreto no Brasil desembarca em Maceió no ano de 2024 com mais de 120 horas de conteúdo e networking qualificado sobre a área. Essa será a 65º edição do Congresso Brasileiro do Concreto - CBC2024, promovido e organizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), realizado anualmente com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e de tecnologias dos diversos setores da construção civil.
A abertura do evento acontecerá a partir das 18h desta terça-feira (22), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá. Com a escolha da cidade-sede deste ano, o estado de Alagoas deve ganhar ainda a construção de uma nova sede para a Cooperativa de Artesãos da Barra Nova (COOPERARTBAN), na cidade de Marechal Deodoro, promovida em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Instituto Nós por Elas e o IBRACON.
O presidente da ABNT, Mário William Esper, explicou que a ocasião marcará o lançamento da pedra fundamental da sede da cooperativa, que atualmente se encontra em situação insalubre, com risco iminente de ruína e afundamento de solo. Além do anúncio, o presidente também receberá o título de sócio honorário do Ibracon.
A nova sede da Cooperativa de Artesãos da Barra Nova é uma doação que será viabilizada através da parceria com a ABNT e IBRACON, o que causará um impacto positivo na economia criativa do estado com o novo espaço revitalizado para as rendeiras alagoanas.
Sobre a cooperativa
A Cooperativa dos Artesãos de Barra Nova (COOPERARTBAN) iniciou com a organização de mulheres bordadeiras do tradicional bordado em Filé, no município de Marechal Deodoro, no ano de 2004. A cooperativa tem como objetivo gerar renda por meio do trabalho coletivo e promover a inclusão social de mulheres artesãs através da produção e da comercialização do artesanato local. Dentro da cooperativa são ofertados cursos de filé, rede, tricô, crochê, fuxico, corte e costura.