Cooperativismo
Fórum reúne cooperativas do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Foi realizado nesta quarta-feira (14/11) o Fórum das Cooperativas do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços (Fórum TPBS). O evento, no formato online, foi coordenado pela área de Monitoramento e Consultoria do Sistema Ocepar e teve o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo foi atualizar os participantes sobre três temas que impactam diretamente este ramo de atividade: Estudo sobre Contribuição Previdenciária, Reforma Tributária e o impacto para o Ramo Trabalho, e Produção de Bens e Serviços e Regulamentação da Lei 12.690/2012, que dispõe sobre a organização e o funcionamento das cooperativas de trabalho. Os dois primeiros temas foram apresentados por Suellen Menezes e o último por Milena Cesar, ambas advogadas da OCB.
Participaram do Fórum diretores e cooperados de várias cooperativas que reúnem profissionais de diversas áreas, atuando principalmente na prestação de serviços. Entre elas, cooperativas de professores de idiomas, de profissionais de enfermagem, de agrônomos, veterinários, zootecnistas e engenheiros florestais, de fornecedores de mão de obra, consultoria empresarial, serviços de comunicação e tecnologia de informação. O evento foi conduzido por José Gogola Neto e por Jessé Rodrigues, respectivamente gerente e coordenador de Monitoramento e Consultoria do Sistema Ocepar.
Sobre o ramo
No Paraná, há 13 cooperativas do ramo TPBS registradas na Ocepar, entre elas uma de professores de idiomas, uma de cultura e lazer, quatro de assistência técnica, três de consultoria e instrutoria, uma de serviço técnico especializado e duas de trabalho manual. Ao todo, elas congregam 8.652 cooperados e, em 2023, faturaram R$ 372,2 milhões.