Cooperativismo
Cooperativa alagoana realiza bazar solidário em prol de pessoas em situação de rua
Roupas, calçados e kits de higiene bucal foram distribuídos para pessoas em situação de rua
Na última quarta-feira, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicações (Macrocoop) realizou mais uma atividade do Dia de Cooperar: um bazar solidário. A ação ocorreu na Casa de Passagem São Vicente de Paulo - Palácio dos Pobres - no centro de Maceió, e distribuiu roupas e calçados para pessoas em situação de rua.
Os assistidos receberam vouchers por bom comportamento para trocar por peças. Na oportunidade, também foram distribuídos kits de higiene bucal, doados pelo Sistema OCB Alagoas. Durante toda a ação foram entregues 150 kits.
“Eu gostei demais dessa ação. A gente que vive nas ruas precisa de ajuda. Eu estava precisando mesmo de um kit de higiene”, vibrou Gabriel da Silva, que está na casa de passagem há dois meses.
“O Dia C é uma data que faz parte do nosso calendário. Nós, como entidade, organizamos o nosso evento que traz benefícios a comunidades e cada cooperativa também pode realizar o seu Dia de Cooperar. Quanto mais ações, melhor para todos. Isso mostra que o cooperativismo segue os seus princípios”, disse o interventor nacional do Sistema OCB AL, Fernando Fernandes.
Neste dia também ocorreu mais uma das três aulas do curso básico de informática, ministrado por cooperados. Outra atividade foi uma palestra sobre a campanha Novembro Azul. Ela foi realizada no dia 13 de novembro com enfermeiros voluntários, que repassaram informações importantes para prevenção do câncer de próstata.
“A inclusão social para essas pessoas que muitas vezes são invisíveis para sociedade é muito importante e oferece oportunidades. Nossos assistidos estão encantados com esse mundo digital”, ressaltou a coordenadora da Casa de Passagem, Fabiana dos Santos.
“Entendemos que os princípios cooperativistas são fundamentais para nos diferenciar de outros modelos de negócio. Somos uma empresa que estimula e prestigia o voluntariado. Ficamos surpresos com a adesão ao nosso Dia C. Os cooperados, a Faculdade Estácio e Sistema OCB AL aderiram ao propósito de proporcionar um momento de solidariedade aos que estão em situação de vulnerabilidade social. Fazer o bem causa impacto em quem recebe, mas bem mais em quem doa”, concluiu o presidente da Macrocoop, Ednildo Silva.