Cooperativismo
Games interativos ensinam cooperativismo para crianças e jovens
Os conteúdos são baseados nos princípios e valores do cooperativismo e incluem orientações para professores, pais e cooperativas
Como apresentar o cooperativismo de forma lúdica e atrativa para crianças e jovens e mostrar a esse público as vantagens dessa forma de pensar, produzir e consumir? A resposta a esse desafio está no Jogar+Aprender, um ambiente digital que reúne todas as ferramentas educacionais desenvolvidas pelo coop brasileiro, entre elas dois novos games que combinam informação e interatividade.
Com uma página especial dentro da CapacitaCoop, a plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, a solução educacional Jogar+Aprender completou um mês no ar e oferece materiais didáticos, cursos, vídeos, brincadeiras, jogos tradicionais e digitais. Os conteúdos são baseados nos princípios e valores do cooperativismo e incluem orientações para professores, pais e cooperativas.
“O Sistema OCB está constantemente inovando e criando programas, produtos e soluções voltados para a educação cooperativista. Afinal, nosso modelo de negócio precisa ser cada vez mais difundido na sociedade como uma alternativa excelente e sustentável para o mundo. E não há melhor maneira de fazer isso do que levar esse conhecimento às crianças e jovens, permitindo que eles descubram desde cedo os inúmeros benefícios do cooperativismo”, afirma a gerente geral da OCB, Fabíola Nader Motta.
Público-alvo
Em todo o país, segundo dados do Censo Escolar 2023, há 47,3 milhões de estudantes matriculados na Educação Básica, que abrange a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Levar conhecimento sobre o coop para esse público é uma das prioridades do cooperativismo brasileiro.
Os recursos pedagógicos do Jogar+Aprender estão alinhados aos eixos integradores estabelecidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento que estabelece as diretrizes para cada etapa da educação. Além das salas de aula, os conteúdos podem ser utilizados em casa, com participação dos pais, pelas cooperativas e por qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o cooperativismo.
São mais de 60 vídeos, cerca de 30 cursos, mais de 20 jogos de palavras e 30 desenhos disponíveis, além de guias metodológicos para utilizar esses instrumentos em sala de aula, uma trilha de aprendizagem sobre Educação Cooperativista na Prática para Docentes, apostilas e materiais didáticos sobre cooperativismo para a Aprendizagem Profissional.
Games cooperativistas
Além de conteúdos tradicionais, o Jogar+Aprender traz dois novos jogos digitais que reúnem diversão e conhecimento sobre o coop, utilizando a linguagem que as novas gerações gostam e dominam. Os games fazem parte da vida das crianças e adolescentes brasileiros no dia a dia, inclusive no ambiente escolar. Quando bem utilizadas, essas ferramentas ensinam de forma dinâmica e conectada aos interesses dos nativos digitais, geração que já cresceu em um mundo com acesso à internet.
“Os jogos se destacam como uma estratégia poderosa. Eles não apenas entretêm, mas também educam e despertam para a importância da cooperação de forma lúdica e envolvente. Por isso desenvolvemos alguns jogos com o objetivo de tornar o aprendizado sobre cooperativismo divertido e interativo”, explica Fabíola Nader Motta.
Dois games inéditos foram desenvolvidos para a Jogar+Aprender: o CoopCity, estruturado na plataforma Roblox; e o Onde Está Eliza?, um minijogo digital inspirado na série de livros Onde Está Wally?:
CoopCity: jogo de simulação que representa uma cidade composta por diversas cooperativas. O jogador assume o papel de um cooperado, podendo atuar em diferentes ramos, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e promover o desenvolvimento da cidade.
Na cidade cooperativista, os jogadores podem fazer parte de cooperativas dos sete ramos, aprender sobre como funcionam as Assembleias Gerais e conhecer os benefícios da intercooperação.
Além de ensinar sobre cooperativismo, o game ajuda a desenvolver conceitos de geografia, história, educação financeira, matemática, planejamento, empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade. Por meio do cooperativismo, o jogo também promove a cooperação e o trabalho em equipe.
Onde Está Eliza?: inspirado nos famosos livros em que o personagem Wally está escondido em diferentes cenários, o game Onde Está Eliza? é uma forma criativa de trabalhar o tema cooperativismo de um jeito divertido. A personagem Eliza foi baseada em Eliza Brierley, primeira mulher a se associar a uma cooperativa no mundo. Inovadora e corajosa, ela desafiou as regras do seu tempo e se juntou a 27 outros trabalhadores para fundar a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, na Inglaterra, a primeira coop da história.
O game tem três cenários com diferentes níveis de dificuldade para que os estudantes possam encontrar Eliza e outros objetos pré-definidos em cada etapa. Ao encontrar cada elemento, destaca-se a história e explicação de cada um no contexto do cooperativismo, sempre de forma lúdica.
A proposta não é apenas divertir as crianças, mas trazer subsídios pedagógicos para professores, educadores e responsáveis em trabalhar o tema cooperativismo de uma forma diferenciada.
Guia para pais e professores
Para os adultos, a solução Jogar+Aprender tem conteúdos especiais para aproveitar ao máximo os materiais da plataforma com crianças e jovens. De planos de aula a materiais didáticos criativos, a midiateca inclui cursos e capacitações para facilitar a educação cooperativista em sala de aula ou em casa, no ambiente familiar.
Além de conteúdos coop, também estão disponíveis materiais com orientações sobre saúde e bem-estar das crianças e dos jovens, como estratégias para inclusão, respeito à diversidade e enfrentamento do bullying.
“Na seção exclusiva para professores, temos cursos, e-books, vídeos e planos de orientação para aplicação em sala de aula dos recursos disponíveis no ambiente Jogar+Aprender. Caso os professores e educadores queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o cooperativismo e outros temas, disponibilizamos cursos direcionados para os docentes, entre eles o curso Educação Cooperativista e sua aplicabilidade em sala de aula”, explica Fabíola Nader Motta.
Todos os conteúdos do ambiente Jogar+Aprender têm acesso livre e gratuito e podem ser utilizados por qualquer pessoa, sem necessidade de fazer parte de uma cooperativa. O cadastro na plataforma CapacitaCoop é simples e a navegação é fácil e intuitiva.
Fortalecer o coop
Para quem já é cooperativista, as ferramentas educacionais da nova plataforma podem ajudar a espalhar a mensagem do coop e a fortalecer estratégias educacionais desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras.
Os conteúdos foram desenvolvidos para apoiar tanto as cooperativas que já atuam com educação cooperativista para crianças e jovens, quanto aquelas que ainda não desenvolvem ações e queiram se inspirar a criar seus próprios projetos ou ser parte de iniciativas de intercooperação.
“As cooperativas podem utilizar os recursos de diversas maneiras, inclusive em eventos, no Dia C, em brinquedotecas e salas para os filhos de cooperados que acompanham os pais nas Assembleias Gerais, entre outras possibilidades”, lista Fabíola.
Acesse agora o ambiente Jogar+Aprender na plataforma CapacitaCoop e faça parte dessa jornada divertida de descobertas, crescimento e aprendizagem sobre a cultura cooperativista.