Cooperativismo
Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária destaca diversidade produtiva e inovações no setor
O espaço contará com 50 estandes de expositores, que trarão uma ampla gama de produtos da agricultura familiar, associações, cooperativas e empreendimento dos dois setores
A Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária promete ser um grande ponto de encontro entre produtores, empreendedores e consumidores, destacando a riqueza da produção agrícola e artesanal no estado.
Com início marcado para a próxima sexta-feira,29, no estacionamento do Maceió Shopping, o evento acontecerá diariamente, até o domingo, 1º de dezembro, das 16h às 22h, oferecendo ao público uma programação diversificada e atrativa.O espaço contará com 50 estandes de expositores, que trarão uma ampla gama de produtos da agricultura familiar, associações, cooperativas e empreendimento dos dois setores.
Serão comercializados alimentos frescos e industrializados, além de artesanato, produtos agroecológicos e serviços inerentes ao setor. Além disso, haverá áreas dedicadas às entidades parceiras, com os espaços institucionais das respectivas entidades: Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (Sedics); Sebrae Alagoas; e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL); Banco do Nordeste; Ministério do Desenvolvimento Agr&aac ute;rio e Agricultura Familiar (MDA); Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetag-AL), Emater-AL e Iteral.
De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, a programação cultural e educativa é outro destaque. Durante o evento, os visitantes poderão participar de palestras, rodas de conversa e acompanhar apresentações culturais que valorizam as tradições locais. O evento também abordará as novas regras do Programa Selo Combustível Social, que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inclusão dos agricultores familiares no mercado de energias renováveis.
"O espaço da Feira será palco para debates estratégicos e campo fértil para inovação. O objetivo é ir além de um espaço de exposição e vendas, sendo também um ambiente de troca de conhecimentos, fortalecimento de redes e promoção de iniciativas inovadoras que conectam o campo e a cidade. O trabalho da agricultura e da economia solidária transformam transforma vidas, fomenta a economia e preserva a sustentabilidade também do cooperativismo", disse o presidente da Unicafes-AL.
A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária integra o “Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária", sendo uma iniciativa do Consórcio Nordeste, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (SEDICS), em conjunto com a Unicafes Nacional e Estadual.