Cooperativismo
Associada da CPLA recebe prêmio do BNB por empreendedorismo no campo
Premiação reconheceu nove empreendedores e agricultores familiares alagoanos
A vice-presidente da Associação Cachoeira Poço de Pedras, localizada no município de Belo Monte, sertão de Alagoas, e integrante do Conselho Fiscal da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Neuma Alves, foi uma das contempladas no IX Prêmio Branco do Nordeste de Agricultura Familiar, na categoria Empreendedorismo Feminino.
A premiação, que reconheceu nove empreendedores e agricultores familiares alagoanos, foi realizada no Hotel Best Western Premier, em Recife/PE, com a presença do presidente da instituição financeira, Paulo Câmara.
Neuma Alves - que possui mais de duas décadas na atividade de bovinocultura de leite e na olericultura, além de liderar uma ação de reflorestamento da área de reserva legal da associação Cachoeira Poço de Pedras -, com os recursos do financiamento do Pronaf A investiu no desenvolvimento da produção, que comercializa para programas governamentais.
“Esse apoio não só transformou a minha vida, mas também a de muitos agricultores familiares do assentamento, que são clientes do Banco do Nordeste. Toda vez que um agente do banco vai até o assentamento e dá uma assistência, isso faz toda a diferença. E com os projetos desenvolvidos, conseguimos passar de uma produção de 300 litros de leite por dia para 2.300 litros por dia”, declarou Neuma, ao receber a premiação.
Para escolher os vencedores, uma comissão julgadora de cada prêmio pontuou os negócios de acordo com o uso de métodos, equipamentos ou processos inovadores, habilidades empreendedoras das mulheres envolvidas nos projetos e iniciativas que valorizem a atividade econômica financiada com preservação do meio ambiente ou com utilização de métodos agroecológicos de produção.