Cooperativismo
COOPAL aposta em produtos minimamente processados para fisgar público da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária
A cooperativa, que reúne 133 pequenos agricultores de oito municípios, conta com a produção de itens como macaxeira, batata, inhame, laranja, banana e outras delícias cultivadas na Zona da Mata alagoana
Enquanto a Black Friday atrai consumidores com promoções em diversas áreas, a Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas (COOPAL), sediada em São José da Laje, se destaca na 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária ao apostar na comercialização de produtos minimamente processados. A cooperativa, que reúne 133 pequenos agricultores de oito municípios, conta com a produção de itens como macaxeira, batata, inhame, laranja, banana e outras delícias cultivadas na Zona da Mata alagoana.
Para além dos produtos in natura, a cooperativa levou para a feira a produção de seu grupo de mulheres, situado no município de Flexeiras. No espaço é possível encontrar pães, geleias, bolos, biscoitos e panetones. A proposta é apresentar uma prateleira diferenciada, segundo da diretora da unidade, Jennyfer Cavalcante. “A ideia é justamente gerar renda para as famílias com meios inovadores. Estamos indo além do in natura e subindo degraus para que em breve nossos produtos estejam nas prateleiras do estado. Tudo isso é fruto do trabalho de mulheres que transformam a matéria-prima da roça em alimentos diferenciados, contribuindo para a renda familiar”, destacou Jennyfer Cavalcante.
Com apenas cinco anos de atuação, a COOPAL se consolidou como uma das principais forças econômicas da Zona da Matas, oferecendo suporte técnico e comercialização para seus cooperados. Além disso, a cooperativa aposta na diversificação da produção, incorporando o cultivo do coco como parte da estratégia para obter o Selo Biocombustível Social, ampliando as oportunidades de mercado.
De acordo com o presidente da cooperativa, Aldo Viturino, a participação na 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e da Economia Solidária é importante para trazer mais visibilidade ao trabalho legítimo feito na agricultura familiar de Alagoas e que hoje é reconhecido nacionalmente através da Federação Unicafes. Vinte cooperativas integrantes do quadro da Unicafes-AL estão presentes na feira.
“Essas feiras são fundamentais para mostrar a força da agricultura familiar, e de que como colocamos alimentos de qualidade na mesa dos alagoanos e como nossa produção é reconhecida nacionalmente. Para os nossos cooperados, é uma grande oportunidade de celebrar, comercializar e apresentar os frutos de tanto trabalho”, afirmou Aldo Viturino.
A Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária reúne 24 municípios e é uma vitrine para o fortalecimento da agricultura local, conectando produtores, consumidores e oportunidades de mercado. O evento integra o Circuito Regional de Feira promovidas pelo Consórcio Nordeste.