Cooperativismo
Cerveja e café com própolis viram atração na 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas
Capacitação e inovação fortalecem produção artesanal no Agreste alagoano
Já imaginou tomar uma cerveja pilsen com 4% de álcool que tenha poder oxidante, anti-inflamatório, ajuda na imunidade e ainda não dá ressaca? Ela existe e está em Maceió é a ‘enxamosa’. O produto contém própolis vermelha com alto poder em sua composição e a ciência revela que elimina o estresse oxidativo que o álcool causa.
Tanto o chopp como o café com própolis vermelha em pó foram a atração da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas, que aconteceu de sexta a domingo, no Maceió Shopping. Diogo dos Anjos, que representou a Fernão Velho, - uma das empresas que é associada da Uniprópolis (União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas), explicou que se trata de um chopp pilsen, desenvolvido em parceria com a indústria de cerveja artesanal, que aceitou que fosse colocada a própolis vermelha, e após vários testes e aprovação do público recebeu o nome de ‘enxamosa’.
Quem também chamou a atenção dos visitantes do estande foi o café com própolis vermelha. “A própolis não marca nem sabor e nem cheiro no café, este é o diferencial. O mel com favo do mesmo modo, foi só comentários positivos, quem teve a experiência de marcá-lo comprova a melhora na respiração; bem como o hidromel, uma das mais antigas bebidas alcoólicas que existe no mundo, produzido com mel hidratado, água, levedura trabalhada em uma solução de mel, transformando toda doçura do mel em moléculas de álcool e havia ainda vinagre de mel produzido a partir da fermentação do hidromel, que pode ser usado em saladas ajudando na saciedade, além de ser usado em molhos e diversas receitas culinárias”, destacou dos Anjos.
Gilberto Coutinho, coordenador executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em Alagoas, considerou a 1ª Feira da Agricultura Familiar um sucesso. E que o estande da Uniprópolis foi importante para mostrar como a área da apicultura e meliponicultura são importantes para Alagoas. “A produção de própolis e mel tem muita possibilidade no estado e vale a pena se investir”, afirmou.
Mário Agra, presidente da Uniprópolis, ressaltou que mais de 90% da produção de própolis em Alagoas é da agricultura familiar e este foi o principal motivo da presença da associação no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Capacitações
As capacitações têm sido fundamentais para a reversão da situação da vulnerabilidade social existente nos mangues. Este é o intuito do trabalho da Uniprópolis, em cada vez mais difundir a meliculicultura e a apicultura no estado.
“A nossa ideia é transformar a produção de própolis e mel numa outra atividade econômica e não ficar meramente com alguns programas sociais. Nós estamos atuando neste momento em 14 municípios alagoanos. Vamos para 2025, possivelmente para 28 cidades e possivelmente fechando com mais de 30 municípios fechados”, salientou Agra.
“Nosso grande desafio é levar esses produtos para outros estados e principalmente para fora do país. Já existe o interesse grande de vários países em comprar em escala a nossa produção. Nós pretendemos já agora, em 2025, duplicar a produção de produtos em Alagoas, e aí sim, ganhar o mundo”, completou.
*Com Informações Embrapa