Cooperativismo
Projeto Coop do Futuro vai capacitar mulheres e jovens com qualificação técnica
A iniciativa tem como objetivo mapear as principais demandas e necessidades de grupos de mulheres e jovens, com foco na geração de renda extra e capacitação técnica
O projeto Coop do Futuro, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), está em fase de diagnóstico e já realizou uma série de visitas a cooperativas integradas ao setor da agricultura familiar no estado. A iniciativa tem como objetivo mapear as principais demandas e necessidades de grupos de mulheres e jovens, com foco na geração de renda extra e capacitação técnica.
Entre os dia 2 e 6 de dezembro, foram visitadas as cooperativas CAEF, COOPCAF, CPLA, COOPERAL, CAPIAL, COOPAIBA, CARPIL e COOBAPI. Ao todo, dez cooperativas fazem parte do projeto, que será viabilizado com recursos provenientes de uma emenda alocada pelo senador Renan Calheiros. O projeto, sob o Termo de Fomento n° 955708/2024, é celebrado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária-MAPA e Unicafes Alagoas.
Durante as visitas, o secretário de Formação da Unicafes-AL, Silvano Nascimento, dialogou com representantes das cooperativas e ouviu demandas específicas do segmento. Segundo ele, grande parte das mulheres e jovens busca capacitação para padronizar a produção de alimentos, como bolos e doces, com o apoio de especialistas, como engenheiros de alimentos e nutricionistas.
“O Coop do Futuro tem como propósito qualificar tecnicamente as cooperativas, fortalecendo a produtividade e beneficiando a economia local, os cooperados e as comunidades. Nosso público-alvo inclui 50 mulheres, 20 jovens e 300 lideranças em 39 municípios. As principais demandas estão relacionadas à consolidação no mercado, ao marketing e à padronização dos processos de produção”, destacou Silvano.
Josimeire Ferreira, representante da Associação de Mulheres Sabor Artesanal, ligada à Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba), ressaltou a importância da qualificação para a produção de derivados do coco, como as balinhas, que são o carro-chefe da associação.
“Nossa associação tem transformado a vida de cerca de 600 mulheres em Piaçabuçu, gerando renda para diversas famílias. A qualificação e a expansão do mercado para os nossos produtos são essenciais para incluir produtivamente ainda mais mulheres”, afirmou Josimeire.
O Coop do Futuro pretende fortalecer o papel das cooperativas na economia solidária, promovendo mais inclusão, formação e desenvolvimento para mulheres e jovens da agricultura familiar em Alagoas.