Cooperativismo

Dia Nacional das Cooperativas de Crédito reforça conquistas e avanços para o setor em 2024

O mercado de cooperativas conquista cada vez mais espaço e relevância no Brasil, com crescimento acima de 14% no último ano e atingindo a marca de 23,45 milhões de cooperados em 2024

Por MundoCoop 28/12/2024 14h02
Dia Nacional das Cooperativas de Crédito reforça conquistas e avanços para o setor em 2024
Dia Nacional das Cooperativas de Crédito - Foto: Reprodução

Criado em 2012 através da Lei 12.620/12, o dia 28 de dezembro traz um importante marco para o cooperativismo de crédito. Na data, há 122 anos, nascia em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a primeira cooperativa de crédito do Brasil. Fundada pelo Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo brasileiro, a Sicredi Pioneira é hoje a instituição financeira privada mais antiga e em atividade do Brasil.

Na data, o setor é chamado a celebrar a importância das cooperativas de crédito para a democratização e desenvolvimento do sistema financeiro nacional. Presentes em todo o território brasileiro, o setor é um dos pilares da economia nacional e hoje, são um símbolo das boas práticas. Trazendo impacto positivo para milhares de famílias ao redor do país, as cooperativas se fortalecem mais a cada ano, ocupando espaços e sendo responsáveis por grandes avanços no sistema financeiro.

Segundo dados da última edição do AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, divulgado pelo Sistema OCB, o cooperativismo de crédito reúne hoje mais de 17,9 milhões de cooperados, distribuídos em mais de 700 cooperativas e são mais de 112 mil empregos diretos.

O Ramo Crédito segue como um importante agente de inclusão financeira, assegurando aos mais de 17 milhões de associados soluções financeiras que fomentam a prosperidade da comunidade local, com responsabilidade financeira lhes propiciando aos cooperados acesso a iniciativas de educação financeira para o consumo responsável de produtos financeiros, sempre adequados à sua realidade e o retorno dos resultados através da distribuição das sobras.

Além de conferir acesso a serviços financeiros aos seus cooperados, as cooperativas de crédito possuem um propósito que vai muito além disso: melhorar a qualidade de vida das pessoas e gerar desenvolvimento para a sociedade. Esse compromisso pode ser observado quando analisamos o crescimento dos postos de atendimento físico das cooperativas que superaram a marca de 9 mil, sendo inclusive, a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

Resultados além do esperado


O mercado de cooperativas conquista cada vez mais espaço e relevância no Brasil, com crescimento acima de 14% no último ano e atingindo a marca de 23,45 milhões de cooperados em 2024, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.

Com um modelo de negócios centrado no coletivo, as cooperativas de crédito enfrentam o paradoxo de equilibrar valores cooperativos com práticas empresariais que buscam resultados de negócio.

Especialistas do mercado destacam que as transformações recentes nas cooperativas de crédito foram impulsionadas pela competição com players tradicionais e fintechs, além das demandas dos consumidores por soluções mais alinhadas às suas necessidades.

De acordo com os especialistas, o futuro das cooperativas de crédito no Brasil está diretamente ligado à sua capacidade de equilibrar valores tradicionais com inovações que atendam às demandas de um mercado em constante transformação. À medida que digitalização, personalização e sustentabilidade se tornam prioridades, espera-se que essas instituições continuem ganhando relevância, consolidando-se como alternativas estratégicas para consumidores em busca de soluções financeiras mais próximas e acessíveis.