Cooperativismo

Previdência Privada de cooperativa financeira cresce 25,9% em um ano

Considerando os últimos 12 meses, a quantidade de participantes cresceu em 17%, registrando cerca 275 mil participantes ativos

Por MundoCoop 07/01/2025 10h10
Previdência Privada de cooperativa financeira cresce 25,9% em um ano
Previdência Privada de cooperativa financeira cresce 25,9% em um ano - Foto: Reprodução

A Previdência Privada do Sicoob registrou um desempenho expressivo este ano, acumulando mais de R$ 3 bilhões em reservas entre Multi Instituído e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) no acumulado até setembro de 2024. Este valor é 25,9% maior se comparado com o mesmo mês do ano passado. Somente em 2024, resultado dos três primeiros semestres do ano, foram mais de R$ 468 milhões aportados nesta modalidade dentro da instituição financeira cooperativa.

Considerando os últimos 12 meses, a quantidade de participantes cresceu em 17%, registrando cerca 275 mil participantes ativos. Em 2024, houve um incremento de mais de 48 mil participantes de janeiro a setembro.

De acordo com a gerente Comercial de Investimentos e Previdência do Sicoob, Valeska Odorico Oliveira, esse resultado consolida o Sicoob como um parceiro estratégico para o planejamento financeiro dos cooperados, com soluções personalizadas, seguras e planos que se adaptam a diferentes perfis de investimento.

“A aplicação em previdência privada é considerada como uma das melhores alternativas de renda para complementar a aposentadoria no futuro”, afirma Valeska. Além disso, também pode oferecer agilidade no processo de transferência de patrimônio auxiliando no planejamento sucessório.

Com o aumento da longevidade, nunca é tarde para começar a poupar. De acordo com a última pesquisa divulgada pelo IBGE, a expectativa de vida de um brasileiro em 2023 é de 76,4 anos. “Caso inicie um plano de previdência com mais idade ou queira se aposentar antes, basta aumentar o valor das contribuições mensais. É como uma receita de bolo, onde os ingredientes são tempo, dinheiro e rentabilidade. Eles são complementares, ou seja, se o tempo for menor, é necessário investir mais recursos, caso você tenha mais tempo, o esforço poderá ser menor, em relação ao recurso aportado para garantir sua reserva”, esclarece a gerente.