Cooperativismo

Projeto “O Amanhã de Pindorama" beneficiou mais 1.500 crianças e adolescentes

Criado pela diretoria da Cooperativa Pindorama no ano de 2007, "O Amanhã de Pindorama" está há 17 anos formando cidadãos

Por Bccom Comunicação 08/01/2025 15h03 - Atualizado em 08/01/2025 15h03
Projeto “O Amanhã de Pindorama' beneficiou mais 1.500 crianças e adolescentes
Um dos projetos sociais de maior credibilidade no estado de Alagoas, e que tem alcançado notáveis resultados, acontece no distrito de Pindorama, no município de Coruripe, Litoral Sul do estado - Foto: Assessoria

Um dos projetos sociais de maior credibilidade no estado de Alagoas, e que tem alcançado notáveis resultados, acontece no distrito de Pindorama, no município de Coruripe, Litoral Sul do estado. Criado pela diretoria da Cooperativa Pindorama no ano de 2007, "O Amanhã de Pindorama" está há 17 anos formando cidadãos. 

De lá para cá, 19 turmas foram formadas, beneficiando mais de 1.500 crianças e adolescentes da comunidade através de aulas de reforço escolar, inglês, música, cultura, arte, artesanato, literatura, informática, associativismo, empreendedorismo rural, cooperativismo, convívio social, esportes, entre outros.

Gerido pelo Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP, o projeto envolve profissionais da educação de alto gabarito, responsáveis por disseminar rico aprendizado aos jovens no contraturno escolar, ocupando um horário ocioso do dia com atividades pedagógicas, instrucionais e desportivas, despertando e fixando nos beneficiários o verdadeiro conceito de cidadania, inserção no mercado de trabalho e sucessão de cola oradores e colonos da Cooperativa Pindorama, como destaca a coordenadora pedagógica do CETRUP, Janieide Lima. 

“Esses jovens, quando entram nesse projeto, compreendem o papel deles dentro da sociedade e da comunidade Pindorama. Se envolvem com todos os contextos sócios e econômicos e começam a produzir dentro do projeto. Eles compreendem que eles são o futuro de Pindorama e que, por meio da educaç ;ão, eles darão continuidade a essa história”, destacou.

As aulas do O Amanhã de Pindorama são ministradas no Cetrup, que tem como superintendente Alda Calheiros, criadora do projeto ao lado do presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos.

Alda destaca como a iniciativa tem transformado vidas. “São 17 anos de muito amor e dedicação. O Amanhã de Pindorama é considerado um dos projetos mais completos por envolver tantas atividades, a exemplo de leitura, inglês, música, esporte, cooperativismo e associativismo, entre outras, além de horta orgânica. São jovens que saem preparados para a vida e para o mercado”, afirmou.

Para o presidente Klécio Santos, o projeto o Amanhã de Pindorama é o primeiro passo dos jovens a diversos mundos, seja no educacional, acadêmico, profissional e de independência.“É o nosso instrumento maior de formação e capacitação de e formação de pessoas. É um projeto estratégico tanto no presente, mas também para o futuro da cooperativa, fazendo que possamos ter uma Pindorama mais forte e segura, exportando mão de obra de qualidade. Isso nos orgulha e nos dá muita felicidade. Parabenizamos todos por fazer esse trabalho”, declarou Santos.Um dos destaques do projeto é a Orquestra Pindorama Musical, que envolve os jovens em aulas de música clássica, com o emprego de violino, violoncelo, flauta transversal, trombone, trompete, sax e instrumentos percussivos.