Cooperativismo

Após enchentes, cooperativas ajudaram na reconstrução de energia elétrica do Rio Grande do Sul

Mobilização de cooperativas foi fundamental para reconstruir redes elétricas no RS após enchentes

Por Redação* 13/02/2025 10h10
Após enchentes, cooperativas ajudaram na reconstrução de energia elétrica do Rio Grande do Sul
As enchentes causaram interrupção no fornecimento de energia em diversas regiões - Foto: Reprodução

Quando as enchentes atingiram o Rio Grande do Sul a Certel Energia enfrentou um dos maiores desafios de sua história e, com 75 mil associados, mais de 43 mil ficaram sem energia elétrica em um cenário devastador. A magnitude da crise revelou o verdadeiro significado da intercooperação e premiou o projeto Até o último associado, que retratou a ação para reconstrução das redes de distribuição de energia elética no menor tempo possível, com o troféu ouro na categoria Intercooperação no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024.

"Sem dúvida a intercooperação faz com que o modelo de gestão das cooperativas evolua e seja muito necessário. As cooperativas se ajudam de maneira recíproca e sempre buscam aquilo que é mais importante, ou seja, a melhoria da qualidade de vida de seus associados", afirma Erineo José Hennemann, presidente da Certel.

As enchentes causaram interrupção no fornecimento de energia em diversas regiões atendidas pela cooperativa. E, mesmo com a atuação de todos os seus colaboradores na reconstrução da rede elétrica, os recursos locais não foram suficientes. Com a gravidade da situação, uma mobilização em larga escala aconteceu e o apelo encontrou resposta rápida.

Cooperativas de outros estados, como Santa Catarina e São Paulo, além de órgãos locais e parceiros, uniram esforços e ampliaram a força de trabalho para 450 colaboradores. Além das equipes, recursos materiais e logísticos foram compartilhados com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta em meio ao caos. Ao todo, 23 cooperativas do ramo Infraestrutura, além da Certel, participaram da mobilização: Cermissões, Creluz, Ceriluz, Coprel, Cerfox, Creral, Celetro, Certaja, Certhil, Cooperluz, Coopersul, Cervale, Coopernorte, Cosel, Ceprag, Cerbranorte, Coopercocal, Cersul, Ceraçá, Cooperaliança, Cetril, Cervam e Cerpro.

A iniciativa permitiu que a rede fosse restabelecida em 24 dias e o esforço coletivo devolveu eletricidade às comunidades afetadas, além de renovar o sentido de pertencimento e solidariedade entre cooperativas e associados. O trabalho foi realizado em estreita colaboração com prefeituras, empreiteiras e órgãos estaduais.

Ao completar a operação, a Certel havia restabelecido a energia, mas também reafirmado que a intercooperação é essencial para a humanidade. "Por isso, é uma honra estar entre as cooperativas contempladas nessa premiação, compartilhando esse projeto que resultou em avanços não só na infraestrutura, mas também na vida das pessoas. Essa intercooperação deixou exemplos de muita grandeza, e foi decisiva para que tivéssemos êxito em nosso trabalho”, completou Erineo.

Confira o vídeo do projeto produzido pela Certel:

*Com informações da ascom OCB