Cooperativismo

Lideranças alinham estratégias para o cooperativismo do Nordeste

Sistema OCB participa de debate sobre desafios e oportunidades para impulsionar movimento na região

Por MundoCoop 18/02/2025 10h10
Lideranças alinham estratégias para o cooperativismo do Nordeste
Lideranças alinham estratégias para o cooperativismo do Nordeste - Foto: Reprodução

O 2º Encontro dos Presidentes e Superintendentes das OCEs do Nordeste, realizado nesta última quinta-feira (13), na Paraíba, abordou as prioridades e diretrizes para o cooperativismo na região. O evento, promovido pela Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Nordeste (Fecoop Nordeste), reuniu lideranças cooperativistas de todo o país para discutir desafios e oportunidades, além das ações previstas para 2025.

O Sistema OCB foi representado pelo presidente Márcio Lopes de Freitas e pela gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta. O presidente reforçou a importância da profissionalização da gestão, da inovação e da sustentabilidade para o avanço do cooperativismo na região. “Essas questões estarão no eixo estratégico da sobrevivência das instituições. Quem cobra a sustentabilidade, quem cobra a inovação não são os governos, é a humanidade, são as novas gerações”, afirmou.

Fabíola apresentou aos dirigentes os temas prioritários na agenda nacional do Sistema OCB para 2025 e deu destaque à participação do movimento na COP30 e às novidades do portfólio de soluções da Unidade Nacional, que vão contribuir para fortalecer e expandir a atuação do cooperativismo no Brasil. “As cooperativas possuem um papel estratégico no desenvolvimento sustentável e na transformação econômica do país. Esse ano, estaremos ainda mais focados em ampliar nossa representatividade, fortalecer nossa comunicação e oferecer soluções que impulsionem o nosso modelo de negócios”, disse.

Para o presidente da Fecoop Nordeste e do Sistema OCB/PB, André Pacelli, o encontro permitiu um diagnóstico aprofundado da realidade da região e traçou diretrizes fundamentais para o Ano Internacional das Cooperativas. “Estabelecemos um conjunto de ações que vai oportunizar a participação dos nossos dirigentes, cooperados e colaboradores nos grandes eventos regionais. Isso permitirá a criação de estratégias ainda mais eficazes para o desenvolvimento do cooperativismo no Nordeste”, destacou.