Cooperativismo
Conselho Fiscal do Sescoop AL participa de formação sobre governança e boas práticas
A capacitação reuniu os conselheiros com intuito de apresentar as formas de funcionamento das entidades do Sistema OCB, além das boas práticas de atuação

A formação em Conselho Fiscal ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), na sede do Sistema OCB Alagoas, e reuniu os conselheiros fiscais do Sescoop AL, Gildenor Leite, Sônia Martins e Rubens Rodrigues. A capacitação foi ministrada pelo gerente de Auditoria do Sescoop, Sanller Nonato, acompanhado pelo auditor interno, Murillo Araujo, também da Unidade Nacional.
O objetivo do treinamento foi apresentar o modelo de governança do Sistema OCB com os modos de funcionamento e as particularidades de cada entidade: Sescoop e OCB. Além do tema sobre governança, a capacitação mostrou quais as boas práticas de atuação do conselho fiscal, como aprovação de um regimento próprio e elaboração do plano de trabalho. “Essas informações sobre os modelos de funcionamento de cada casa são imprescindíveis para realização do trabalho dos conselheiros. Já em relação às boas práticas, o treinamento agrega valor à atuação do conselho fiscal do Sescoop Alagoas”, disse Sanller Nonato.
Após a formação, foi realizada a primeira reunião do conselho fiscal do Sescoop AL, com a participação dos representantes da Unidade Nacional. Na pauta, aprovação do plano de trabalho do conselho fiscal para 2025, conhecimento do planejamento estratégico e conhecimento do orçamento aprovado para 2025. Na oportunidade, os conselheiros solicitaram a assessoria de auditoria do Sescoop Nacional, para o prazo acordado entre as partes de um ano para assessoria na execução do plano de trabalho do colegiado.
“Uma formação muito importante para os conselheiros para que tenhamos o entendimento real de como funciona o Sistema OCB e as entidades que fazem parte dele. Nesse treinamento, vimos os deveres e direitos do conselho, informações que vão ajudar na melhoria da fiscalização. A assessoria da Unidade Nacional será essencial para alinhar o nosso plano de trabalho e cumprirmos nossa missão”, destacou o presidente do conselho fiscal do Sescoop AL, Gildenor Leite.
"Essas formações são essenciais para que possamos organizar nossa estrutura e assim, realizar todo trabalho de forma organizada e muito alinhada com a Unidade Nacional. Os conselheiros fiscais têm uma grande responsabilidade em mãos e capacitá-los é um investimento para que possamos alcançar melhores resultados”, concluiu o interventor nacional, Fernando Fernandes.
