Cooperativismo

Sescoop Alagoas visita cooperativas no agreste e sertão

O objetivo foi apresentar as Soluções do Sistema OCB para contribuir com o crescimento do cooperativismo local

Por Ascom OCB 27/02/2025 09h09 - Atualizado em 27/02/2025 09h09
Sescoop Alagoas visita cooperativas no agreste e sertão
Sescoop Alagoas visita cooperativas no agreste e sertão - Foto: Assessoria

Uma equipe do setor de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Alagoas, coordenado pela gerente Marcia Freire, visitou nesta semana três cooperativas no sertão e agreste alagoano.A intenção foi apresentar a equipe, estrutura de funcionamento do Sistema OCB e as soluções às coops, como AvaliaCoop e cursos do CapacitaCoop. As três cooperativas visitadas participaram da oficina de planejamento estratégico realizada no ano passado com intuito de organizar as demandas de 2025.

A primeira cooperativa visitada foi a Carsil (Cooperativa Agropecuária Regional de Santana do Ipanema). Os colaboradores foram recebidos pelo presidente Juareis Filho, que após a apresentação, mostrou o funcionamento da sede, que fica no centro da cidade sertaneja. A Carsil é uma das cooperativas mais antigas de Alagoas. Em julho, completará 83 anos. A coop tem 124 cooperados, que produzem frutas e raizes. “Essa visita foi muito importante para gente, pois é uma oportunidade de crescimento. Queremos fazer todas as possibilidades do diagnóstico e buscar soluções para que possamos alcançar nossos objetivos como aumento de vendas e atrair novos cooperados”. disse Juareis.

A segunda coop visitada foi a Cooperativa Agro Pecuária Industrial de Arapiraca (Capial), que fica no povoado Sítio da Lagoa Cavada. A equipe foi recebida pelo presidente Chico da Capial, cooperados e colaboradores. A coop ficou animada com a visita e quer aplicar as soluções apontadas como o Diagnóstico Negócios para ampliar as vendas e buscar novos mercados. Na oportunidade, as obras da nova sede também foram visitadas.

A Capial foi fundada em 15 de dezembro de 1962 e, atualmente, tem 482 cooperados, que ficam em Arapiraca e municípios próximos. A cooperativa produz algodão, frutas, batata, entre outros, além de produtos beneficiados como leite de coco, goma de tapioca e farinha de mandioca. “O Sescoop está mostrando a preocupação com as cooperativas e isso melhora o sistema cooperativista do estado. A Capial precisa de apoio para que possamos aprender e crescer”, destacou Chico.

A terceira coop que recebeu a visita do Sescoop AL foi a Coobapi (Cooperativa dos Beneficiários de Arroz do Povoado Ipiranga), que fica na cidade de Igreja Nova, na região do Baixo São Francisco. A equipe foi recebida pelo presidente Roberto Moura, vice-presidente Antonio Firmino Gomes e pelos demais diretores. Durante o encontro, a cooperativa se interessou pelas soluções apresentadas e quer aplicá-las. A equipe do Sescoop também visitou a fábrica e plantações de arroz.

A Coobapi tem 20 anos de existência e hoje está com 84 cooperados. O carro-chefe da cooperativa é o arroz, mas também produz cana-de-açúcar e leite. “Essa visita é um reconhecimento de que fazemos parte do Sistema OCB. Renova a nossa esperança. A equipe trouxe as ferramentas necessárias para desenvolvermos nossos projetos e que ajudam no crescimento da nossa cooperativa”, contou Roberto.

Mais visitas


As visitas desta semana foram as primeiras do ano. A equipe de Desenvolvimento de Cooperativas tem um calendário para que todas as coops, principalmente as que participaram das oficinas de planejamento, sejam visitadas. “As visitas são uma importante aproximação com as cooperativas, pois conhecemos o modelo de negócios de cada uma e assim, podemos contribuir com o desenvolvimento, aplicando os diagnósticos de soluções propostos pelo Sescoop Nacional”, explanou a gerente Márcia.

Soluções


O Sistema OCB oferece uma série de soluções que tem como objetivo fortalecer e desenvolver cooperativas e abrir caminhos para um futuro mais próspero. Com a aplicação das soluções, o cooperativismo pode ser reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover melhores oportunidades. Há soluções nas áreas de gestão, educação, inovação, entre outras. São sete temáticas divididas em oito eixos estratégicos. Conheça as Soluções do Sistema OCB no link abaixo:

https://www.somoscooperativism...

“Nossa equipe está engajada para visitar o máximo de cooperativas possíveis para que dê oportunidades de crescimento. Com isso, também vamos deixar o cooperativismo alagoano mais forte”, concluiu o interventor nacional, Fernando Fernandes.