Cooperativismo
Cooperativas da Unicafes-AL participam de oficina técnica sobre o PAA 2025 em Alagoas
O encontro aconteceu nessa sexta-feira (28) a na sede social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas (Fetag-AL)

Em parceria com a Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as cooperativas da agricultura familiar vinculadas à Unicafes Alagoas participaram, nesta sexta-feira (28), de uma oficina técnica e informativa sobre as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 2025. O encontro ocorreu na sede social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas (Fetag-AL), em Maceió, e teve como foco a capacitação das cooperativas sobre o processo de cadastramento dos projetos da agricultura familiar.
Cerca de cem lideranças, entre representantes de cooperativas e entidades da agricultura familiar das regiões da Zona da Mata, Agreste e Baixo São Francisco, marcaram presença no evento promovido pela Conab. A oficina contou com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e da Fetag-AL.
Para o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, a consolidação do PAA como política pública estruturada já faz parte do planejamento essencial dos agricultores brasileiros. “A dinâmica do programa tem sido extremamente eficaz para o cooperativismo da agricultura familiar. Nossa agricultura se sente cada vez mais estimulada com a sustentabilidade do PAA, que nos permite participar de forma assistida e organizada”, destacou Cardozo.
O cadastramento de projetos da agricultura familiar teve início no último dia 19. Segundo o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rego, a oficina faz parte de um ciclo de capacitações promovidas para garantir maior segurança e acompanhamento aos pequenos agricultores e cooperativas. “Alagoas foi o primeiro estado a cadastrar projetos entre as unidades da federação e, neste ano, o orçamento triplicou. Isso representa mais inclusão produtiva para a agricultura familiar. Nosso objetivo com essas capacitações é apresentar o orçamento, detalhar o calendário do PAA e estabelecer uma dinâmica eficiente para aplicação dos recursos, revertendo-os em resultados produtivos”, afirmou Rego.
