Cooperativismo

Bora cooperar por um mundo melhor? Campanha mostra impacto do cooperativismo

Histórias reais, transformação social e compromisso com a sustentabilidade marcam nova iniciativa do movimento SomosCoop

Por Assessoria 10/03/2025 17h05
Bora cooperar por um mundo melhor? Campanha mostra impacto do cooperativismo
Histórias reais, transformação social e compromisso com a sustentabilidade marcam nova iniciativa do movimento SomosCoop - Foto: Reprodução


O Sistema OCB, por meio do movimento SomosCoop, lança, nesta segunda-feira (10), a campanha nacional Bora Cooperar por um mundo melhor. A iniciativa busca engajar a sociedade na construção de um futuro mais justo e sustentável por meio do cooperativismo, alinhada às diretrizes do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU.

Com o apoio das Organizações Estaduais (OCEs), das cooperativas e dos cooperados, a campanha vai reforçar o papel do coop como solução eficaz para desafios sociais, econômicos e ambientais globais. O mote deste ano reflete a essência do cooperativismo, como um modelo de negócios centrado nas pessoas, que promove inclusão, justiça social e oportunidades. A campanha quer mostrar que, em um mundo onde todos cooperam, todos podem prosperar. Por isso, a estratégia de comunicação conta com conteúdos inspiracionais e destaca o impacto das cooperativas na vida das pessoas e no meio ambiente.

Fases

A campanha está estruturada em três fases, que serão desenvolvidas ao longo do ano. A primeira, mais inspiracional, acontece de março a junho e busca sensibilizar o público sobre como as cooperativas transformam o mundo. A chamada Bora Cooperar por um mundo melhor? convida a sociedade a refletir sobre os impactos positivos da cooperação.

A segunda fase, que vai de julho a setembro, tem como objetivo reforçar o impacto das cooperativas, com a apresentação de casos reais que fazem a diferença no desenvolvimento do Brasil. Histórias inspiradoras e registros fotográficos serão capturados em todas as regiões do país. Já a terceira, de outubro a dezembro, tem como foco o cooperativismo e a pauta ESG, para destacar a atuação do movimento voltada para a sustentabilidade e alinhamento às boas práticas consagradas no mundo inteiro. E também, na realização da COP30 no Brasil.

Impacto


A campanha será veiculada em diferentes plataformas, como TV e redes sociais, com spots institucionais, postagens e inserções em programas como o Mais Você, da Rede Globo, com destaque para o carimbo SomosCoop e incentivo ao consumo de produtos produzidos por cooperativas. Além disso, personalidades como Carlinhos Brown, Thaynara OG, Glória Pires e João Vitor de Paiva foram convidados para interagir com seus seguidores ao levantar o questionamento sobre o que torna um mundo melhor. Durante o #CoopsDay, que acontece no dia 5 de julho, edições especiais com projeções em prédios icônicos de grandes capitais irão marcar a presença do coop na nos mais diversos segmentos econômicos e na vida das pessoas.

A campanha conta com um enxoval completo de materiais disponível na Central da Marca SomosCoop, que permite às cooperativas e OCEs personalizarem a divulgação. Além disso, as redes sociais do SomosCoop irão trazer atualizações e oportunidades para engajamento ao longo do ano. Para mais informações e para acessar os materiais da campanha, visite somos.coop.br e acompanhe as novidades nas redes sociais do SomosCoop.