Cooperativismo

COOBAPI inicia colheita da safra de arroz em Igreja Nova e projeta alta produtividade

Com 150 hectares de terra cultivados, a cooperativa reafirma seu compromisso com a valorização das raízes alagoanas e com a agricultura familiar

Por BCCOM Comunicação 24/03/2025 16h04
COOBAPI inicia colheita da safra de arroz em Igreja Nova e projeta alta produtividade
A cooperativa já estima um alto grau de produtividade, com a produção chegando à média de 120 toneladas - Foto: BCCOM Comunicação

A Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi), cooperativa integrante do quadro da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), deu início à colheita da safra de arroz no distrito Boacica, na última terça-feira, 18, em Igreja Nova. Utilizando a variedade CL900, a cooperativa já estima um alto grau de produtividade, com a produção chegando à média de 120 toneladas.

Segundo o presidente da COOBAPI e diretor financeiro da Unicafes Alagoas, Roberto Moura, a cultura do arroz se desenvolveu de forma positiva e tende a consolidar cada vez mais a rizicultura como uma atividade firme na agricultura familiar.

“O cooperativismo tem um papel fundamental na transformação da rizicultura na agricultura familiar. Conseguimos organizar, estimular e fomentar os rizicultores, garantindo mais segurança e oportunidades de comercialização da produção, além de oferecer suporte técnico. Nesta safra, devemos superar as expectativas”, destacou Moura.

Em dezembro passado, a cooperativa lançou a nova identidade visual do Arroz Ipiranga Tipo 1, que reflete não apenas o cuidado e a qualidade do produto, mas também a essência do trabalho coletivo dos cinquenta rizicultores cooperados da Coobapi. Com 150 hectares de terra cultivados, a cooperativa reafirma seu compromisso com a valorização das raízes alagoanas e com a agricultura familiar, que tem sido um pilar desde sua fundação em março de 2005.