Cooperativismo
Cooperativa de Água Branca recebe metodologia sobre identidade e boas práticas
Durante dois dias, uma consultora acompanhada pela equipe do Sescoop aplicou a metodologia que ajuda a organizar e desenvolver cooperativas

No último final de semana, a equipe de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), a analista de Desenvolvimento de Cooperativas da Unidade Nacional, Sabrina Carvalho, e a consultora contratada, Tatiana Francisco, estiveram na sede da EntreSerras (Cooperativa de Trabalho de Turismo de Água Branca) para aplicar o Diagnóstico Assistido Identidade.
Durante dois dias, a metodologia foi aplicada na coop junto aos cooperados. O Diagnóstico Assistido foi criado para auxiliar as cooperativas a realizarem a reflexão da sua autoavaliação dos diagnósticos de identidade, que tem como objetivo transferir conhecimento sobre processos, evidências e boas práticas, tanto para equipe da Organização Estadual, quando da utilização da instrução prática assistida, como para as cooperativas. “O Diagnóstico Identidade gera reflexão para os princípios cooperativistas, a conformidade legal da cooperativa, como que estão os processos iniciais, os processos de gestão e se precisa ter alguma melhoria para poder alcançar os resultados que eles querem para poder expandir”, explicou Sabrina Carvalho.
Durante o trabalho, a consultora, que tem formação em gestão de cooperativas, e a representante do Sescoop Nacional conheceram a sede e alguns dos locais onde a cooperativa atua. Como a EntreSerras é uma coop de turismo, o centro histórico e o ponto de chegada de uma das trilhas ecológicas também foram visitados. “A cooperativa se mostrou muito participativa, respondendo a autoavaliação e até mesmo o questionário tributário, que não é obrigatório. Durante as reuniões também se mostrou muito aberta e demostrou interesse em todas as explicações e nas oportunidades de melhorias que foram apresentadas. Acredito que o Diagnóstico tenha vindo em um momento oportuno para a cooperativa, pois ela está em fase de expansão e a metodologia pode trazer esse norte e segurança jurídica”, explanou Tatiana Francisco.
EntreSerras
A cooperativa EntreSerras fica na cidade de Água Branca, no sertão alagoano, foi fundada em 2022, tem 19 cooperados e trabalha com passeios turísticos, ecoturismo e produção de doces, geleias e artesanato. Além de atuar no município onde está a sua sede, também está presente em Delmiro Gouveia-AL, Piranhas-AL, Canindé de São Francisco-SE e Paulo Afonso-BA.
Para cooperados, o trabalho iniciado é de grande contribuição para o desenvolvimento da cooperativa. “Participar desse diagnóstico é muito importante para gente porque reforça as questões que precisamos melhorar e nos oferece mais segurança de seguir. Essa parceria com o Sescoop é essencial para nossa cooperativa”, contou o conselheiro fiscal da EntreSerras, Jhoni Wlad”.
“Essa atividade nos faz enxergar todo o nosso potencial de crescimento. Identificamos até onde podemos chegar. Então, se não fosse esse trabalho minucioso, essa identificação seria tardia. Agradeço o trabalho do Sescoop por apoiar as cooperativas alagoanas”, acrescentou o presidente da EntreSerras, Edício Santos.
A aplicação do Diagnóstico Assistido Identidade faz parte do Plano de Trabalho 2025, elaborado a partir das Oficinas de Planejamento, que foram realizadas no segundo semestre do ano passado. “O Sescoop/AL está iniciando uma nova etapa do plano de trabalho, marcada por uma abordagem inovadora e estratégica. Esses dois dias de imersão foram momentos fantásticos com muitas trocas e aprendizados”, afirmou a analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Victória Martins.
“A aplicação dessa metodologia gera resultados fantásticos para as cooperativas. No nosso plano de trabalho, mais cooperativas devem ser contempladas, bem como as Soluções do Sistema OCB devem ser implantadas de acordo com a necessidade de cada cooperativa”, finalizou o interventor Fernando Fernandes.
