Cooperativismo
CPLA visita área de testes de sorgo em Pindorama
Presidente da CPLA participou de um dia de campo promovido pela Cooperativa Pindorama

O presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, participou de um dia de campo promovido pela Cooperativa Pindorama para apresentação dos resultados obtidos com o sorgo granífero. O encontro foi realizado em uma área de teste da cooperativa, no município de Coruripe.
“Mês passado, reunimos diversos produtores da região de Batalha, na CPLA, com a equipe de Pindorama comandada pelo Klécio Santos, onde eles se posicionaram sobre a questão da proposta da compra do sorgo que é muito importante para a usina da cooperativa para a produção de etanol. Viemos neste dia de campo para conhecer mais sobre as sementes e a melhor forma de plantio para que a gente possa plantar e ter sucesso nessa safra, fornecendo o produto”, afirmou o Presidente das CPLA, Aldemar Monteiro.
Segundo ele, a proposta para o plantio do sorgo granífero está sendo colocada em prática pela primeira vez na região do sertão de Alagoas. “Temos a experiência na produção de sorgo forrageiro para silagem. Mas com essa variedade granífera será a primeira vez. Para isso, temos que trabalhar de forma bem precisa e recebendo todo o auxílio necessário. Outra questão é que após a venda do grão garantida, o produtor fica com o resto da planta para fazer a silagem. É preciso reforça ainda que que o sorgo precisa da metade da água usada no cultivo do milho. Para o produtor, o sorgo surge como uma opção de diversificação de cultura”, destacou Monteiro.
Os resultados obtidos com o sorgo têm despertado o interesse dos produtores do Sertão e Agreste de Alagoas. Neste sentido, para comprovar a viabilidade do grão, alguns agricultores já iniciaram teste de campo da cultura, enquanto outros estão dando o pontapé inicial.
A Cooperativa Pindorama investe na cultura do sorgo granífero em Alagoas, incentivando o plantio juntos aos produtores rurais com a garantia de preço mínimo e da compra do grão.
