Cooperativismo
Cooperativas sertanejas se reúnem com o Sescoop Alagoas
As coops visitadas pela equipe de Desenvolvimento de Cooperativas são dos ramos Trabalho, Produção de Bens e Serviços, e Agropecuário

As cooperativas visitadas foram a Art-Ilha, localizada na Ilha do Ferro, e a Cafisa, que fica no assentamento Pacu. Ambas as localizações são povoados da cidade de Pão de Açúcar, sertão alagoano.
As analistas de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Alagoas, Lívia Chaves e Victória Martins, conduziram as reuniões que têm como objetivo apresentar o plano de trabalho 2025, bem como a metodologia de acesso às Soluções do Sistema OCB por meio dos Diagnósticos, como Governança e Gestão, Identidade, entre outros.
A reunião com a Cooperativa das Artesãs da Ilha do Ferro (Art-Ilha) ocorreu na última quinta-feira. A coop, que tem 14 mulheres cooperadas e foi fundada há quase 30 anos, trabalha com o bordado Boa-Noite.“Essa reunião foi ótima porque temos muitos desafios e demandas. Tenho certeza que o Sescoop Alagoas irá nos ajudar”, disse a presidente, Poliana Lima. Já na manhã desta sexta-feira, a Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa) foi atendida pela equipe.
A coop, que foi criada em 2002 e tem 196 cooperados, produz leite de cabra e derivados, como queijo coalho e caramelo.“Temos muita esperança de que dias melhores sempre virão. O Sescoop/AL é um parceiro forte e competente. Tenho certeza que nos proporcionará inúmeros benefícios”, declara a presidente, Luciene Gadi. “Nosso plano de trabalho está em execução. Essas foram a 20ª e 21ª cooperativas visitadas, onde as conhecemos in loco e com isso, podemos saber quais os desafios e as demandas.
Agora, vamos para o passo de aplicar o nosso portfólio de Soluções”, explicou a analista Lívia. O interventor Nacional, Fernando Fernandes, lembra que essa primeira fase de atendimento é para as cooperativas que participaram das oficinas de planejamento, que ocorreram no ano passado. “Durante as oficinas pudemos traçar nossos planos para 2025. Este ano teremos mais eventos para planejar 2026”, finalizou.
