Cooperativismo
Nova loja Alagoas + Cooperativa leva produtos da agricultura familiar ao coração do Agreste

O cooperativismo alagoano conquistou, nesta quarta-feira (16), mais um importante espaço para exposição e comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária. Foi inaugurada, no Partage Shopping, em Arapiraca, a segunda unidade da loja Alagoas + Cooperativa, a primeira em um shopping center no estado.
A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e da Secretaria Executiva do Cooperativismo, com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), entidade responsável pela gestão do espaço, formalizada por meio de termo de fomento.
A loja reúne uma diversidade de itens produzidos por cerca de 30 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, com destaque para produtos alimentícios como bebidas artesanais, doces, derivados do coco, arroz, leite em pó, pimentas, molhos, sucos concentrados, pães e panificados, além de peças de artesanato e itens da cultura popular. Parte significativa dessas cooperativas são filiadas à Unicafes Alagoas, reforçando o compromisso da entidade no fortalecimento do setor.
Para Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas, a nova loja representa um marco na luta histórica pelo acesso dos pequenos produtores aos mercados formais e competitivos.
“Através desse novo momento do cooperativismo no nosso estado, estamos conseguindo manter nossas cooperativas e seus produtos competitivos, dando acesso a vitrines importantes como essa. Uma loja repleta de produtos, em pleno shopping, sendo esse grande farol para a aquisição e valorização da produção local. A Unicafes entendeu esse papel, e hoje faz a gestão da loja que nasce da concretização de uma política pública de inclusão econômica”, destacou.
A primeira unidade da loja foi inaugurada em julho do ano passado, no Mercado das Artes, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió. Com a nova loja em Arapiraca, o projeto dá um passo importante para interiorização da política de comercialização da produção local, com planos de expansão para outras cidades.
A secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, reforçou o compromisso do Governo de Alagoas com o fortalecimento do cooperativismo.
“O cooperativismo tem uma importância enorme para o desenvolvimento econômico do estado. Aqui em Alagoas temos a primeira Secretaria de Cooperativismo do Brasil porque enxergamos o potencial transformador desse setor. Estamos trabalhando de forma alinhada com as cooperativas e empreendimentos da economia solidária para que iniciativas como essa se multipliquem”, afirmou. Para Francisco Alves, presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial), a presença da loja em um shopping é a realização de um sonho antigo.
“Estou no cooperativismo da agricultura familiar há mais de 40 anos e sei o quanto sonhamos em chegar até o ponto final da cadeia produtiva: a comercialização. A Capial participa da loja em Maceió e tem tido uma excelente experiência, principalmente com os turistas. Agora, ter essa vitrine em Arapiraca é uma conquista histórica”, disse.
De acordo com o secretário executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá, o projeto deve ganhar novas unidades pelo estado. “No ano Internacional do Cooperativismo, a loja Alagoas + Cooperativa se consolida como vitrine oficial dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária, conectando produtores a consumidores em um ambiente moderno, atrativo e de grande circulação. Com mais essa conquista, o cooperativismo alagoano reafirma sua força e sua capacidade de transformar realidades e gerar desenvolvimento”, disse Adalberon.
