Cooperativismo
Cooperativa de Heveicultores busca selo FSC para consolidar produção sustentável de borracha natural
Cooperativa goiana está em processo de adequação para obter a certificação, reconhecida globalmente

A Cooperlatex, cooperativa sediada em Goianésia, está em processo de adequação para obter o selo FSC (Forest Stewardship Council), uma das certificações florestais mais reconhecidas globalmente. O selo atesta que produtos de origem florestal, como a borracha natural, são produzidos seguindo rigorosos critérios de sustentabilidade ambiental e social.
Com assessoria do Sistema OCB/GO e da Hevea-Tec, usina especializada em beneficiamento de borracha natural, a cooperativa trabalha para alinhar seus processos às exigências do FSC. Em visita à sede da OCB/GO, nesta quarta-feira (16), o presidente da Cooperlatex, Agnaldo Gomes da Cunha, disse que a certificação será um diferencial competitivo. “O selo FSC garante que nossa borracha natural é produzida com responsabilidade ambiental e social, agregando valor ao produto e ampliando os ganhos dos cooperados”, explicou.
Na Casa do Cooperativismo Goiano, Agnaldo foi recebido pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira; pelo gerente geral da OCB/GO, Victor Rios e o coordenador de desenvolvimento de cooperativas da OCB/GO, Carlos Matos.
A borracha natural é uma alternativa ecológica quando obtida de forma sustentável. No entanto, quando proveniente de florestas não certificadas, pode estar associada a desmatamento e violações de direitos humanos. O FSC assegura que toda a cadeia produtiva — da extração ao beneficiamento — respeite o meio ambiente e promova o desenvolvimento das comunidades envolvidas.
