Cooperativismo
Cooperagre elege nova diretoria com foco crédito digital para agricultores familiares
Nova gestão assume compromisso de modernizar serviços e ampliar o acesso ao crédito no meio rural alagoano

Para fortalecer o apoio aos cooperativistas da agricultura familiar em Alagoas, especialmente por meio da inclusão digital e da ampliação do crédito, a Cooperativa de Crédito do Agreste Alagoano (Cooperagre) elegeu, nesta segunda-feira (29), sua nova diretoria para o quadriênio 2025/2029. A eleição foi realizada durante Assembleia Extraordinária, em Arapiraca.
Antonino Cardoso, que presidia a cooperativa desde 2023, assumirá a Diretoria Financeira. O novo presidente é Eloízio Lopes Júnior, com Roberto Moura como vice-presidente. A diretoria conta ainda com Ivis Barbosa como diretor de operações e Edivaldo Bezerra Júnior Cavalcanti na Diretoria de Risco.
Durante a assembleia, o presidente eleito destacou a continuidade da recuperação institucional da cooperativa e o foco no futuro digital. “Damos sequência ao trabalho iniciado há dois anos, com apoio essencial da Unicafes Alagoas, que trouxe os produtores para o cooperativismo de crédito. O desafio agora é crescer e garantir uma instituição moderna, sólida e acessível, com todas as funcionalidades digitais”, afirmou Júnior.

A nova gestão tem como prioridade a modernização dos serviços, com foco na inclusão financeira e na expansão das soluções digitais para os agricultores familiares. Em breve, a cooperativa lançará um novo aplicativo que permitirá aos cooperados abrir contas e acessar serviços diretamente pelo celular.
“O futuro é a tecnologia. E foi isso que fizemos nos últimos dois anos: adaptar as ferramentas digitais à realidade do nosso cooperado”, reforçou Antonino.
Fortalecimento e expansão
Fundada em 2007, a Cooperagre conta com mais de 1.200 cooperados e tem sede em Igaci. A cooperativa também atende agricultores familiares de municípios vizinhos, como Estrela de Alagoas e Craíbas. Com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), a cooperativa passou, nos últimos dois anos, por um importante processo de fortalecimento institucional e recuperação financeira.
