Economia
Potencial produtivo e reprodutivo é destaque do rebanho do Leilão Mais Leite
Diferentes são os métodos que podem mensurar o potencial produtivo e reprodutivo de um rebanho leiteiro eficiente. Em busca de animais que produzam mais em um curto espaço de tempo, criadores têm investido em genética que agreguem valor e possam otimizar a execução racional do manejo nutricional, com sustentabilidade.
Quem tem adotado essa visão “empresarial” no curral, é o criador da raça GIR e Girolando,Domício Silva. Segundo ele, para alcançar bom volume de produção é indispensável o monitoramento e avaliação periódica da situação produtiva, reprodutiva e sanitária do rebanho. “No bloco produtivo, o produtor de leite precisa monitorar a percentagem de vacas em lactação, produção de leite por vaca ordenhada e produção final por lactação”, revelou.
Já na linha reprodutiva, a dica do criador é dedicar mais atenção para a ocorrência do primeiro parto e avaliação genética do gado. “A qualidade genética inferior dos animais resulta em em baixa produção por lactação. Nesse caso, o melhor caminho produtivo é investir em genética de cabeceira, além de implantar avaliação da percentagem de prenhez, controle de taxa de natalidade, taxa de concepção e idade ao primeiro parto”, explica.
A experiência de Domício e lida com o gado leiteiro fez com que o criador chegasse a conclusão de que é importante associar potencial produtivo e reprodutivo para obter produção de eficiência: “nem sempre a vaca de maior produção por lactação é a mais econômica. Talvez essa fêmea de alta produção com longo intervalo de parto não seja mais econômica que outra de produção inferior, que tenha bom desempenho reprodutivo”, analisou.
O resultado de todo conhecimento e trabalho do criador estará à prova em mais um edição do Leilão Mais Leite, no próximo dia 29, durante a 66ª Expoagro/AL. Domicio junto com a Agropécuária Pereiras e os criadores Paulo Amaral, Marcos Ramos e Alexandre Oiticica colocam a venda 40 lotes das raças leiteiras Gir e Girolando, com habilidade comprovada na produtividade e reprodução.
Os lotes estão recheados com o melhor do patrimônio genético atual de Alagoas, com sanidade, capacidade de alta produção e armazenagem e leite. Serão novilhas prenhas, vacas em lactação, animais oriundos de sistema de Fertilização In Vitro (FIV), doadoras e materia genético de animais de Alagoas e outros estados.
“Será o grande encontro da pecuária leiteira do Nordeste. Criadores de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte já confirmam que vão mais uma vez prestigiar o evento e o salto em qualidade genética dado pelo rebanho alagoano”, finaliza o criador.
SERVIÇO
Leilão Mais Leite e Tropa Alagoas
Data: 29/10/2016
Local: Parque da Pecuária – Maceió/AL
Hora: 12h
Informações: Agreste Leilões (82) 3036-7070