Economia
12º Concurso Lácteo premia laticínios de Alagoas
A 12ª edição do Concurso Lácteo premiou e certificou 12 laticínios pela qualidade e excelência de seus produtos, na noite da última quarta-feira (26). A nota de corte dos produtos este ano foi de 80%, meta atingida pela maioria dos produtos que concorreram.
O concurso que se destaca como o maior da cadeia leiteira em Alagoas, trouxe 17 competidores distribuídos nas 14 categorias que contemplaram manteiga, iogurtes, queijos, bebidas lácteas, entre outros produtos derivados do leite.
O julgamento, que aconteceu na noite terça-feira (25), foi realizado por cerca de 60 jurados que avaliaram os produtos sem saber de qual marca se tratava, o que torna o resultado confiável. “Nós avaliamos os aspectos técnicos solicitados nas fichas que nos entregam, mas também o sabor, sem saber quem é o fabricante de cada produto. Algo que observamos que a diversidade neste concurso é muito grande”, destacou uma das juradas.
Premiados
Os empresas que receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além do certificado de excelência foram: Alba, Batalha, Da nata, Ducamp, Líder, ki-paladar, Montrey, Murici, Pindorama, São Félix, Serra do Vento e Tudo Bem.
Entre os maiores vencedores, os laticínios Batalha e Ducamp, que levaram nove medalhas, cada um. O primeiro conquistou ainda o prêmio de melhor produto do ano, com o Iogurte natural, que atingiu 97% de excelência.
“O concurso é muito importante para nós, porque traz reconhecimento e faz com que a cada ano busquemos melhorar nossos produtos para concorrer e fazer bonito. Esse ano, conquistamos nove medalhas e o produto do ano. E com isso, vemos que todo o esforço faz sentido”, disse o Adário Monteiro, proprietário do laticínio Batalha.
Para Aparecido José dos Santos, representante da Ducamp, o reconhecimento do trabalho de toda a equipe é o mais importante. “Nós costumamos falar que somos como uma família, um ajuda o outro. Receber o conhecimento desse trabalho feito em equipe é muito bom”, comentou o funcionário do controle de qualidade do laticínio.
Novas empresas
Das 12 empresas vencedoras, uma delas surgiu no mercado este ano. É a Tudo Bem, uma marca que fabrica produtos sem lactose e com baixo teor de gordura e sódio. No seu primeiro ano de existência e de participação no concurso, conquistaram a medalha de prata na categoria ”Ricota”.
“Este é um projeto de família, da família Amaral. Um sonho nosso. E receber esse prêmio no primeiro ano que estamos concorrendo é uma satisfação muito grande”, ressaltou Guilherme Amaral, proprietário da marca.
Mais qualidade
Está comprovado que é possível produzir com qualidade e excelência nos laticínios de Alagoas. “A qualidade tem sempre aumentado, este ano estipulamos a nota de corte de 80% e a maioria dos produtos atingiu esse valor, alguns bem acima, comprovando a excelência dos produtos alagoanos”, frisou Larissa Casado, gestora do Proleite, a excelência.
As expectativas são que no próximo ano mais empresas participem, apresentando produtos ainda mais qualificados, variados e inovadores.
Lista dos vencedores
Categorias:
Bebida láctea ameixa:
1º lugar: Mont rey
2º lugar:Ducamp
3º lugar: Alba
Bebida láctea graviola:
1º lugar: Ducamp
2º lugar:Batalha
Bebida lactea morango:
1º lugar: Mont rey
2º lugar:Alba
3º lugar: Murici
Bebida láctea frutas:
1º lugar: Mont rey
2º lugar:Alba
3º lugar: Ducamp
Doce de leite:
1º lugar: Ducamp
2º lugar: Ki-Paladar (cremoso)
Iogurte natural:
1º lugar: Batalha
Iogurte de morango:
1º lugar: Batalha
2º lugar: Ducamp
3º lugar: Murici
Iogurte de ameixa:
1º lugar: Batalha
2º lugar: Ducamp
Queijo de manteiga:
1º lugar: Da nata
2º lugar: Líder
3º lugar: São Félix
Queijo mussarela:
1º lugar: Serra do vento
2º lugar:Da nata
3º lugar: Batalha
Ricota:
1º lugar: Ducamp
2º lugar: Tudo Bem
3º lugar: Alba
Requeijão:
1º lugar: Batalha (light)
2º lugar: Batalha (tradicional)
3º lugar: Ducamp
Queijo de coalho:
1º lugar: Da nata
2º lugar:São Félix
3º lugar: Batalha
Manteiga:
1º lugar: Pindorama
2º lugar: Alba
3º lugar: Ducamp
Produto do ano: Iogurte natural do laticínio Batalha