Economia
Renan Filho reforça compromisso com setor agropecuário
Atendendo a uma solicitação da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), o governador Renan Filho realizou, nesta quinta-feira, 27, uma série de ações de governo, no Parque da Pecuária, durante a realização da 66ª Expoagro. O maior evento do setor agropecuário, que teve início no dia 20, será encerrado neste domingo, 30.
Com uma pauta extensa e acompanhado pelo presidente da Faeal, Álvaro Almeida e pelo secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o governador Renan Filho participou da solenidade de abertura do 19ª edição do
Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite).
Na oportunidade, o governador destacou a importância da carga tributária do setor produtivo para gerar mais desenvolvimento, ressaltando a importância do Programa do Leite que, em Alagoas, se tornou referência para o Brasil.
“Ele garante emprego ao homem do campo, garante a produção do leite, a industrialização do leite, sua distribuição gratuita a milhares de famílias, diariamente. Este ano também vamos investir mais do que é de nossa competência”, reforçou o governador de Alagoas.
Aftosa
Em seguida, o chefe do Executivo estadual fez o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016, que será realizada no período de 1º a 30 de novembro, com a vacinação simbólica de animais.
O governador lembrou Alagoas tem um dos melhores índices de cobertura vacinal do Brasil, ultrapassando aos 96%. "Precisamos continuar assim, porque ano a ano temos um índice de vacinação entre os mais altos do país", frisou.
O governador declarou que atualmente a febre aftosa não impede Alagoas de produzir carne de qualidade, sendo comercializada para outras regiões do Brasil, além de exportar para o mundo.
Carne
O pronto alto da agenda governamental, foi a assinatura do decreto que trata da nova legislação tributária da carne em Alagoas. Com desoneração do ICMS, a carne alagoana fica mais barata para redes de supermercado e incentivando a competitividade no segmento.
“Precisamos mudar a predominância de carne de fora. Com esse decreto, podemos ver, futuramente, que a maior parte da carne vendida nos supermercados do Estado seja nossa”, declarou Renan Filho.
A programação contou ainda com reuniões com diversos segmentos do setor agropecuário alagoano, a exemplo da Prococo, Sindleite, ACA e Faeal, além da Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM) e Associação dos Vaqueiros do Brasil (AVAQ). A programação foi encerrada com a apresentação, pelo Sebrae/AL, de projetos de fomento do agronegócio.
Para o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, as ações realizadas pelo governador Renan Filho durante o dia de visita a Expoagro representa a união de forças, por meio da parceria firmada entre o poder publico e o setor produtivo, de dias ainda melhores para o campo em Alagoas.
“A Faeal sempre entendeu que sozinho ninguém constrói nada. Desde o processo da aftosa e de outras ações que atravessamos no Estado, conseguimos grandes avanços. Temos a certeza que, por meio dessa parceria firmada hoje em Alagoas determinada pelo governador Renan Filho, haveremos de transformar Alagoas no que sempre sonhamos com o setor agropecuário gerando ainda mais desenvolvimento para Alagoas, além de emprego e renda”, finalizou Álvaro Almeida.