Economia
Cooperativas pedem apoio a ALE para garantir a compra dos 30% da agricultura familiar
A Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro) participou na última sexta-feira, 04, em Maceió, da audiência convocada pela deputada Jó Pereira com toda a assembleia legislativa de Alagoas, para debater o cumprimento da lei da compra dos 30% que beneficia a agricultura familiar no estado.
Durante a audiência líderes do movimento cooperativista, junto com a deputada Jó Pereira, apontaram que em Alagoas, apenas 14% dos R$ 71 milhões recebidos pelas instituições públicas em 2016 foram aplicados em produtos da agricultura familiar.
“A maior parte da merenda escolar feita para as nossas crianças são feitas a base de trigo, um produto importado que não fortalece a economia local. Com um cumprimento da lei, o produto produzido no nosso próprio estado seria acessível a todos, fortalecendo a agricultura familiar, preservando o homem no campo e dando a garantia de que esse dinheiro será investido em Alagoas”, apontou o presidente da Cooperagro, Eloizio Lopes.
A audiência, que contou com a presença secretário Executivo de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Rocha, e do secretário nacional de Irrigação, Ricardo Santa Rita, teve respostas positivas da bancada legislativa de Alagoas. A expectativa é que o percentual de compras dos produtos da Agricultura Familiar cresça em 2017, através de ações realizadas pela deputada Jó Pereira em conjunto com líderes da agricultura do estado e o movimento cooperativista.
“A agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios que tem população até 20 mil habitantes, que é a situação da maioria das cidades aqui do estado. Precisamos fortalecer esses municípios através da agricultura familiar”, afirmou a deputada.