Economia
Programa do leite volta a perder produtores por atraso de pagamento
Um grupo de cerca de 200 agricultores familiares do município de Major Isidoro suspendeu as entregas
Um grupo de cerca de 200 agricultores familiares do município de Major Isidoro, que abastecia o programa do leite em Alagoas através do laticínio Mont Rey, no mesmo município, decidiu suspender as entregas em razão do atraso no pagamento da matéria-prima.
O presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, Aldemar Monteiro, recebeu o comunicado, nesta segunda-feira, 21, pela manhã e lamentou a decisão dos produtores, mas diz que compreende a decisão: “infelizmente estamos com algumas quinzenas em atraso em função de problemas burocráticos. Existe um esforço do governo do Estado para repassar o pagamento, mas o processo continua parado, em função de questões orçamentárias”, aponta.
Em média, o atraso deste grupo de produtores é de duas quinzenas, período considerado muito alto especialmente para agricultores familiares. “A maioria destes produtores depende do pagamento do leite para fazer a feira da semana e por isso não tem como esperar tanto”, lamenta Antônio Lins, diretor do laticínio.
Com a regularização do pagamento, o laticínio e CPLA terão de fazer um trabalho para reconquistar os produtores. Enquanto isso, a entrega que era feita em algumas cidades, fica prejudicada.
“Vou reforçar o apelo ao governo do estado para que seja feita liberação do pagamento (repasses do MDS), o quanto antes, para evitar o risco da perda de mais produtores”, aponta Monteiro.