Economia
Quase 260 mil alagoanos podem não receber o FGTS inativo
De acordo com reportagem do programa Pajuçara Noite, desta quinta-feira, 16, 24.817 empresas alagoanas ainda não depositaram o dinheiro do FGTS inativo e, sem ele, quase 260 mil trabalhadores podem ficar sem receber o benefício em Alagoas.
A especialista em Direito do Trabalho, Pamella Suella, recomenda ir à empresa e solicitar os comprovantes de depósito do fundo de garantia e, com os documentos em mãos, ir ao banco para solicitar o direito. “É possível haver a falta de compensação dos pagamentos realizados pela empresa durante todos os meses”, adverte a advogada.
Ela lembra ainda que no caso do não recolhimento dos valores mensais, os funcionários podem solicitar a empresa para fazer isso de forma extra judicial.
O trabalhador também pode fazer uma denúncia no sindicato de sua categoria ou procurar o Ministério Público do Trabalho ou a Superintendência Regional do Trabalho, no Centro de Maceió.
Ainda assim, o superintendente Regional do Trabalho, Israel Lessa, recomenda agilidade nesse processo, para que os trabalhadores tenham acesso ao benefício nos próximos meses.
“Isso tem que ser feito de forma rápida, uma vez que as fiscalizações podem levar até cinco meses para ocorrer, assim corre o risco de os trabalhadores não terem acesso a esse dinheiro agora, ficando para receber apenas pelas regras normais”, orienta.