Economia
Assembleia da CPLA reconduz Aldemar Monteiro à presidência
Em chapa única, o pleito reconduziu Aldemar Monteiro ao cargo de diretor-presidente
Cooperados e associados da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) estiveram reunidos em Assembleia Geral Ordinária, nesta terça-feira, 20, para a escolha da nova mesa diretora da entidade que comandará o trabalho da cooperativa pelos próximos quatro anos. Em chapa única, o pleito reconduziu Aldemar Monteiro ao cargo de diretor-presidente.
“O coletivo escolheu trabalhar de forma continuada para agregar ainda mais para o desenvolvimento da agritucultura familiar, categoria que viveu por anos excluída por não ter um entiade de referência. Em conjunto continuaremos fazendo mais para tornar a atividade autossustentável”, disse o presidente reeleito, Aldemar Monteiro, após renovação de sua gestão.
Além de Aldemar Monteiro, como presidente, a chapa "União" conta ainda com a recondução do diretor administrativo financeiro, Fernando Medeiros, além da entrada do associado Wilson Amaral como diretor comercial. Nos conselhos, firmou-se três representantes para o Conselho Fiscal e quatro para o Administrativo.
Novo integrante do grupo gestor, Wilson Amaral, colocou à disposição sua experiência com o mercado do leite para fortalecer a agricultura e projetos da CPLA. “O leite na agricultura familiar e no cooperativismo é uma construção coletiva que precisa da união e empenho de todos acima de tudo. A missão nos desafia ao mesmo tempo em que nos orgulha em poder elevar a agricultura familiar ao nível em que ela merece chegar”, declarou.
Além da recondução da diretoria, a CPLA realizou, durante a Assembleia, a aprovação de contas do exercício de 2017. Os cooperados e associados apreciaram os documentos e aprovaram por unanimidade. A CPLA mais uma vez fez uso da ferramenta transparência para exibir publicamente seu histórico financeiro e operacional, segundo o diretor financeiro Fernando Medeiros.
“A cooperativa precisou cortar na própria carne para sobreviver ao ano de 2017. Um ano recheado de problemas, estiagem e pautas negativas na economia. Isso refletiu diretamente no nosso negócio”, disse Medeiros.
Apoiando a cooperativa, a produtora Neuma Alves, de Jacaré dos Homens, foi uma das representantes da Associação Cachoeira Poço de Pedra. Ela relembrou o cenário de dificuldade antes da CPLA.
“Sem a cooperativa o pequeno produtor não tinha a quem recorrer e muito menos voz ativa. Hoje, por intermédio da CPLA, temos respeito e mais estrutura para tirar leite todos os dias com capacidade para armazenar e ainda investir na reprodução. Nunca o pequeno produtor pensou que poderia chegar tão longe. Queremos conquistar muito mais”, exclamou a produtora.
Além da participação de mais de 150 produtores, a Assembleia Geral Ordinária da CPLA foi prestigiada pelo deputado federal Givaldo Carimbão. O parlamentar enfatizou sua preocupação com a sobrevivência do agricultor familiar e fez uma projeção do futuro com a Unidade de Beneficiamento do Leite ativa. "Acompanho de perto, desde o começo, toda trajetória e trabalho da CPLA para manter o produtor onde ele está hoje: produzindo, investindo e sendo remunerado justamente. Quero compartilhar meu apoio para com o projeto da UBL. Coloco meu trabalho como representante do povo para implantar mais recursos e enfim o pequeno ter mais uma janela aberta para entregar o leite", disse o parlamentar aos produtores e diretores.