Economia
Vinho expresso eleva faturamento de loja online em até 50%
Uma loja online de vinhos, com sede em São Paulo, aumentou em 50% o faturamento entre dezembro e maio graças a um sistema de pré-vendas e um serviço que entrega garrafas de vinho tão rápido quanto uma pizza, testado pela reportagem.
O aumento foi possível após a empresa de vendas online de vinhos Sonoma implementar o Entrega 90, que permite envio expresso de bebidas (vinhos e destilados) na Grande São Paulo.
A trajetória do negócio foi tortuosa. A empresa foi criada em 2013, sofreu problemas financeiros e chegou a ser fechada em 2016. Voltou à ativa em janeiro de 2017, com novos investidores.
De acordo com Alykhan Karim, presidente-executivo da Sonoma, o aumento é ainda mais substancial se levado em consideração o período em análise: tradicionalmente, o último trimestre é o melhor do ano, concentrando metade das vendas da empresa.
'A gente estar fazendo agora mais do que em dezembro é muito empolgante para nós.', diz Karim.
São Paulo, afirma ele, dobrou a participação nas vendas da empresa -de 20% a 40%- após a implementação da novidade, o que corresponde a 35% do faturamento da Sonoma.
O serviço de entrega expressa de bebidas deve chegar também a Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre nos próximos 12 meses.
A loja usa uma curadoria de especialistas para oferecer apenas vinhos 'premium'.
Especialistas consultados pela reportagem confirmam a boa seleção, mas dizem não ser muito diferente da vista em grandes comércios eletrônicos, como Evino e Wine.
'Eles [Sonoma] têm um pouquinho de tudo, o que é legal, mas não têm uma vantagem relevante sobre outros no aspecto seleção. Têm uma boa seleção, mas outros também têm', analisa a sommelière Alexandra Corvo.
Em nota à reportagem, a Wine afirma que atualmente entrega em até três dias úteis e que no próximo semestre implementará uma nova política permitindo entregas em até quatro horas em São Paulo, com a opção de retirada em parceiro conveniado.
Procurada, a Evino afirmou não ter entrega expressa nem tem planos para adotar esse formato.
Outro serviço a que a Sonoma atribui seu crescimento nos últimos meses é o de venda antecipada de vinhos, com foco em bebidas mais raras, compradas em pequenas quantidades.
A modalidade correspondeu a 40% do faturamento da empresa em maio.
A pré-venda é aberta cerca de quatro meses antes da entrega de fato do produto, e encerrada aproximadamente um mês antes, ou com o fim da quantidade ofertada.
Nesses casos, o valor da compra é adiantado para o produtor para confirmar a reserva e iniciar o processo de importação. Os vinhos mais importados vêm principalmente da França, onde foi criado esse sistema de pré-venda.
A bebida é então lançada para compra antecipada no site, com preços mais baixos do que na venda normal –o que chega a 40% de desconto, segundo a empresa.
Ao visualizar qualquer vinho no site da Sonoma, o usuário já vê um banner em posição de destaque alardeando o sistema batizado de 'Entrega 90'.
A promessa é entregar a bebida em até uma hora e meia após a confirmação da compra em um raio de 40 quilômetros do bairro do Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo, onde fica a sede da Sonoma.
O serviço pode custar de R$ 15 a R$ 50, a depender da distância e do volume transportado, com um máximo estipulado de 24 garrafas.
Em compras acima de R$ 150 a até 7 km de distância, é gratuito.
De acordo com a empresa, apesar de venderem a entrega como sendo de até 90 minutos, a média tem sido menor, de 38 minutos.
A reportagem testou o serviço e recebeu o vinho em 40 minutos em um bairro da zona sul de São Paulo. O custo foi de R$ 15.
Na prática, o cliente faz o pedido pelo site e ele leva cerca de sete minutos para ser processado.
Ele entra como prioridade na fila do sistema de logística da Sonoma e a entrega é feita por empresas terceirizadas na Grande São Paulo. Com informações da Folhapress.