Economia
Comércio de Alagoas inicia ano com retração de quase 2% nas vendas, aponta IBGE
As vendas no comércio varejista de Alagoas recuaram 1,9% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com dezembro de 2018, as vendas locais ficaram estáveis, com uma leve alta de 0,2%, na série com ajuste sazonal.
No varejo ampliado - que incorpora às vendas o setor de materiais de construção e do segmento de veículos e peças - o desempenho do comércio alagoano foi positivo em 1,4% em janeiro ante janeiro de 2018, na série com ajuste sazonal. Na comparação com dezembro, o crescimento foi de 0,9%.
Receita nominal
Os dados do IBGE revelam que em janeiro, a receita nominal do comércio varejista alagoano avançou 0,8%, na comparação com dezembro, e 1,2% ante o mesmo mês do ano passado.
Já a receita nominal do comércio varejista ampliado cresceu 1,8% na passagem de dezembro para janeiro, e 3,3% na comparação entre os meses de janeiro.
Brasil
Em todo o País, o volume de vendas do comércio varejista teve crescimento de 0,4% na passagem de dezembro do ano passado para janeiro deste ano, depois de um recuo de 2,1% no mês anterior. Na comparação com janeiro de 2018, o avanço foi de 1,9%.
Na passagem de dezembro de 2018 para janeiro de 2019, na série com ajuste sazonal, houve altas em 17 das 27 Unidades da Federação, com destaque para o Amapá, que registrou crescimento de 7,9%, Mato Grosso (5,6%) e Santa Catarina (3,8%).
Por outro lado, 10 das 27 unidades da federação estão em queda, com destaque para Tocantins, que registrou o maior tombo, com -5,7%, Pernambuco (-2,7%) e Paraná (-2,5%).